Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A televisão, que futuro?

O que é o Zapping? É rara a pessoa nos nossos dias que não conheça o termo ou que nunca tenha ouvido falar sobre ele, o natural carregar de um botão para mudar de canal, procurando algo mais interessante ou só para ver o que está a dar nos outros canais, por mais simples que este gesto possa parecer ele é responsável pela constante evolução da televisão desde os seus primórdios até aos nossos dias.

Foi em 1992 com o aparecimento da SIC e no ano seguinte (1993) com a chegada da TVI que o termo zapping começa a espalhar-se em Portugal, os portugueses agora com escolha começam a seleccionar o que querem ver. Os canais privados trazem novidade na sua programação obrigando a RTP a renovar a sua imagem e reformular a sua agenda televisiva.
Estava aberta a guerra às audiências.
No canal RTP Memória é possível ter uma ideia do que era visto pelos portugueses na RTP antes do aparecimento dos canais privados, alguns programas acusam estranheza e alguma confusão quando vistos nos nossos dias, mas estes foram os primórdios da TV em Portugal.

O interesse pela “caixa mágica” escalou na década de 90, a SIC rapidamente se tornou líder de audiências quer pela sua irreverência, quer pelos excessos cometidos.
Ao longo desta década a televisão passou por uma fase de descoberta, houve um esforço dos meios de comunicação entenderem o público. Alguns limites foram ultrapassados nesta aprendizagem.

Entende-se hoje que as emoções podem ser a maior “arma” da comunicação.

A própria política e a forma como esta é vista pelos olhos dos portugueses muda com a tv, os políticos olham a televisão com desconfiança e ao mesmo tempo com interesse. 
Por um lado podem chegar mais facilmente aos eleitores, mas por outro lado uma pequena indiscrição ou ocultar algo é um erro que todos os canais vão transmitir. 

Em suma, não só a televisão mudou a maneira dos portugueses verem o Mundo, mas também esta foi obrigada a inovar para continuar a captar a atenção dos telespectadores.

Hoje com a massificação da Internet, qual o futuro que espera a caixa mágica? E qual será o impacto nas vidas dos portugueses?



Marcelo Mariano
Grupo 6

Sem comentários:

Enviar um comentário