A partir do próximo dia 28 o serviço de urgências do Hospital dos Covões vai estar encerrado no período nocturno. Entre as 8 da noite e as 9 da manhã o serviço é garantido pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, que vai contar com mais um médico na escala entre a meia-noite e as 8 da manhã.
Apesar de já não ser novidade o encerramento foi apenas confirmado ontem em conferência de imprensa.
O presidente do centro hospitalar, José Martins Nunes, afirmou que não se justifica no espaço de 5 Km existirem duas urgências no período nocturno e realçou que a alteração vai diminuir o tempo de espera para internamento de 5 dias para 12 horas.
Perante críticas e preocupações que têm sido expressas por utentes, autarquias e pela Ordem dos Médicos, segundo o Diário as Beiras, o presidente da administração do CHUC não teve dúvidas em garantir o futuro do serviço de urgências dos Covões, afirmando que este não será encerrado, mantendo-se em funcionamento durante o dia.
Do mesmo modo, apesar das fusões de serviços já realizadas, e das que se perspetivam, não haverá qualquer despedimento no CHUC , onde trabalham cerca de 7.800 profissionais, afirmou José Martins Nunes, que adiantou que os estudos realizados para fundamentar o fecho noturno da urgência dos Covões estarão disponíveis para consulta e será tornado público um relatório final.
Nos próximos 3 meses equipas do INEM vão estar no local, para que os menos informados possam ser transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Urgências do Hospital do Covões |
Nuno Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário