O Carnaval surgiu na Grécia entre os anos 600 e 520, e vem do latim “carne vale” dando origem a palavra “carnaval”.
Os Gregos aproveitavam a época do carnaval para agradecer os seus Deuses, pelo solo que deu grandes “frutos” ao cultivo na medida em que, era uma época que se vivia na base da agricultura e pastorícia. Esta prática foi “adotada” pela igreja católica nos anos 590 depois de Cristo, como ano lunar no “ mundo do cristianismo”.
A cidade de Paris foi a primeira a “trazer” a festa do carnaval para o Mundo. Ainda assim, o Brasil é o mais destacado no “mundo do carnaval” e que por conseguinte está no Guinness Book como o “Rei” do carnaval. O Carnaval é como uma herança de muitas festas que eram celebradas por volta dos anos 600 pelos egípcios, hebreus, gregos e romanos. Estes festejos serviam para celebrar grandes colheitas. Nestes dias as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam nas ruas.
O carnaval na Europa é diferente do carnaval Brasileiro, sendo particularmente o Carnaval de Veneza, mais para o tradicional.
Esta festa tem normalmente, nos tempos que vivemos, a duração de três dias ou uma semana. O carnaval moderno, que é hoje feito de desfiles e fantasias, é o resultado da “vitoriana” do século XIX.
Sónia de Almeida Valério
Sem comentários:
Enviar um comentário