Candidata a Património Mundial da
Unesco, a cidade de Coimbra é das mais belas e históricas cidades portuguesas.
Contado com mais de cinco séculos de história académica, oito faculdades e seis
instituições do politécnico, Coimbra é conhecida com a casa dos estudantes,
onde actualmente estudam mais de 30.000 jovens, distribuídos por cursos das
mais diversas áreas.
É
uma cidade antiga muito procurada por turistas. Repleta de belos monumentos
históricos, tem também ruas estreitas de calçada antiga, que contrastam com a
juventude e irreverencia dos seus estudantes. Daqui, todos os anos saem novos poetas, médicos e jornalistas, que para onde quer que seja o seu destino, é
certo que levam Coimbra no coração.
Por Marcelo Carvalho
Desde que Homem começou a fazer trocas que o comercio existe e com ele consequentemente os Mercados. Muito tempo atrás faziam-se capitais mediante o comércio que essa cidade tinha, ou seja os maiores mercados encontravam-se sempre nas capitais e onde se encontravam os maiores mercados era onde tinhamos as capitais. Muito dessa lógica dura até hoje ou seja nas maiores e importantes cidades do mundo temos mercados de igual calibre. Nova Iorque, Londres, Paris, Barcelona e num caso em particular temos o Mercado Central de Belo Horizonte. Não é uma cidade assim tão importante mas é por ela que passa mais de metade do café brasileiro e isso sim já tem algum relevo principalmente num país como Portugal, onde grande percentagem da população é praticamente “viciada” nestes grãos.
Particularizando o nosso mapa e focando-nos em Coimbra temos o Mercado Municipal D. Pedro V. Ele dentro das suas paredes muita coisa faz acontecer e está sempre aberto a todos os tipos de pessoas. É uma peça fundamental para os produtores da região e não conta só com produtos horticulas havendo uma grande variedade de produtos e locais de venda. Porém tem perdido força contra os grandes gigantes da economia, onde a concorrência é completamente imperfeita não deixando espaço para os produtores e a sua magia de venda. É um lugar incrivelmente bonito, com cheiros e cores que não se encontram em qualquer lugar e onde as pessoas têm um espirito completamente diferente do que estamos habituados. Comprove!
Por: Diogo Sousa