Os mercados sempre ajudaram a desenvolver o comércio na zona onde eram implementados, assim o D. Pedro V não foge a regra situando-se na baixa Coimbrã, zona de comercio da cidade Coimbra. Porém, ja lá vai o tempo em que era um grande iman de consumidores. “Hoje preferem cores bonitas, não interessando de onde vêm e como foi plantado...” diz-nos Adelina Pereira, comerciante de fruta no Mercado há mais de 15 anos. “Isto era bom quando não havia supermercados ou pior ainda o Euro” confessa nos o Sr. Armindo que tem um dos mais antigos locais de venda no mercado.
Apesar do mercado ao longo dos anos ter vindo a perder afluência, não deixa de ser um grande marco na cidade onde várias familias ainda contam com os seus produtos puramente nacionais.
Ao longo dos anos o mercado tem, também, desenvolvido várias actividade junto dos mais jovens , onde leva as escolas do primeiro ciclo a perceberem o seu funcionamento como tambem a grande variedade de produtos lá existentes. Há também uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra onde uma vez por mês fazem o “Sábados no Mercado com a Escola de Hotelaria”. Aqui são realizadas várias receitas culinárias com os alunos da escola e os vendedores do mercado desenvolvendo, assim, as capacidades e as relações dos dois lados.
Por: Diogo Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário