Educação em Cena
<崤ɔ> Por: Andreia Monteiro, Carolina Guedes, Helena Gonçalves, Sara Ferreira, Sónia Mendes崤ɔ>
Os focos acendem-se, o pano sobe e o espectáculo começa. O teatro está presente nas nossas vidas, todos os dias, seja em forma de representação, música ou dança. É uma forma de arte que permite ao público o inteiro envolvimento com a história a transmitir.
O teatro, uma forma de cultura, possibilita a contemplação e a partilha da arte que está a ser exibida. Remonta às sociedades primitivas e mantém-se até aos dias de hoje em todos os recantos. Coimbra não é excepção, uma vez que existe a companhia de teatro, “O Teatrão”.
Nascido de uma companhia de teatro destinada apenas a crianças e jovens, “O Teatrão” é hoje e desde 2005, uma companhia com um repertório que passou a incluir peças para todo o tipo de espectadores. Mantém também uma parceria com a Escola Superior De Educação De Coimbra (ESEC), que lhe conferiu o desenvolvimento na sua relação com a cidade de Coimbra.
O teatrão foi criado em 1994 e ganhou sede na Oficina Municipal do Teatro, propriedade da Câmara Municipal de Coimbra, em 2008. Desde cedo a companhia de teatro apostou em parcerias com grupos e escolas que tinham como objectivo a Educação Artística.
A parceria com a ESEC proporcionou, com a ajuda de António Mercado, professor do Curso de Teatro e Educação, um trabalho de programação regular na companhia. A partir daí começaram a desenvolver-se temas relevantes como “Yerma”, “Peer Gynt”, “Domingo”, “Zé”, “Enq o Gnomo” e “Resposta na próxima paragem” com a cooprodução.
Ana Bárbara Queirós, aluna do 2º ano de Teatro e Educação na Escola Superior de Educação é uma das actrizes desta companhia. Entrou num Projecto Pedagógico e através de aulas de Expressão Dramática chegou aos palcos da Oficina Municipal do Teatro e a outras partes do País.
“Tenho feito mais espectáculos nos últimos dois anos” , diz Ana Queirós.
Os espectáculos foram organizados pelos elementos da companhia e as melhores peças actuaram em Lisboa.
Actualmente, a aluna de Teatro e Educação, através do Teatrão está a trabalhar em Operação de Vídeo na recente peça “As Repúblicas” que entrou em exibição a sete de Outubro e se alonga a sete de Novembro de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário