No dia 13 de Outubro inicia-se na FNAC Coimbra uma exposição fotográfica para assinalar os 35 anos do 25 de Abril de 1974. O projecto intitulado “Revolução de Abril – No olhar de Carlos Gil” nasce a partir das suas memórias fotográficas.
A exposição mostra um conjunto de fotografias que relatam a manhã histórica de Abril através de vários ângulos e perspectivas. Esta selecção fotográfica pretende recordar o percurso de Portugal, desde a Revolução de Abril até “ao momento escolhido pelo próprio autor, como sendo o fim de um sonho de uma revolução de esquerda”.
Neste evento dedicado a um dos momentos auge da sua carreira, Carlos Gil exibe o testemunho fotográfico de quem assistiu à «revolução dos cravos» em primeiro plano, pela lente de uma máquina analógica. A transição de um regime salazarista para um regime democrático, documentada em inúmeros rolos fotográficos, fizera do jornalista um dos poucos fotógrafos que registaram os derradeiros momentos de mudança no meio da agitação e do caos.
A exposição está disponível para todos os que queiram visitar e recordar o momento até ao início do próximo ano, 13 de Janeiro de 2011.
Por Soraia Santos (Grupo 2)
Fonte imagem: http://cultura.fnac.pt/galerias/exposicoes/a-revolucao-de-abril-no-olhar-de-carlos-gil
Fonte imagem: http://cultura.fnac.pt/galerias/exposicoes/a-revolucao-de-abril-no-olhar-de-carlos-gil
Sem comentários:
Enviar um comentário