Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A vida de uma estudante de Erasmus em Coimbra


 
 Julie Selvåg Ulvan é uma jovem Norueguesa de 19 anos que frequenta o “Anual Course of Portuguese Language and Culture” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Fascinada pelo povo Portugues, pelo idioma, pelos costumes e tradiçoes, Julie encontrou a sua segunda casa na cidade dos estudantes, revelando que se dependesse dela, possivelmente nao regressava à sua terra natal.  Falámos com Julie de forma a compreender melhor o que tanto a cativa na cidade de Coimbra.

Julie, porquê estudar em Portugal? Porquê Coimbra?
Desde sempre que adoro Portugal e passo cá as férias desde os meus 6 anos. A minha família e eu temos grandes amigos em Coimbra. Quando for mais velha quero mesmo perceber Português. Adoro a cultura, as pessoas e o ambiente. Coimbra é famosa pela vida académica e devo concordar que está a ser fantastico.

Como tem sido a tua adaptação?
Tem sido mais fácil do que eu pensava que ia ser. Nunca estou sozinha, tenho feito grandes amigos e só estou efectivamente em Coimbra há 2 meses. Por isso posso dizer que gosto imenso de viver aqui, quando não estamos sozinhos tudo é mais fácil.

O que é que achas das pessoas portuguesas? Sentes-te bem-vinda?
Os Portugueses são incríveis, estão sempre de braços abertos e dispostos a ajudar em todos os aspectos da minha integração. Já conheci e aprendi imenso, estou muito surpreendida e feliz.

O que pensas da tua escola, dos teus professores e dos teus novos colegas?
Eu acho que a escola é muito antiga e tem uma grande história para trás, parece que estou num museu ou coisa do género, é algo antigo mas surpreendentemente mágico e acolhedor. Os professores, apesar de não poderem falar inglês, que é a língua com que me sinto mais à vontade,  são extremamente simpáticos e acessíveis, assim como os estudantes, gosto muito.

Existem muitas diferenças ao nível do estudo entre Portugal e a Noruega?
A Universidade de Coimbra é muito mais antiga, a cultura académica é inacreditavelmente diferente e mais rica em tradiçoes. As pessoas no geral são mais flexiveis e bem dispostas, há sempre festas e noitadas, e os estudantes saem muito durante a semana, o que nunca acontece lá.

Tens tido episódios menos bons? Tens tido algum tipo de dificuldade maior?
Por vezes, quando se sente muito a falta da família e se está sozinho num país longinquo, pode ser muito difícil. Mas as maiores dificuldades são mesmo em perceber o que os professores dizem uma vez que eles só falam português, e para nós, alunos dos mais diferenciados países, é muito difícil acompanhar a matéria. Muitas vezes saímos das aulas a saber precisamente o mesmo do que quando entrámos.

Quanto tempo tencionas ficar em Portugal?
Não tenho bem a certeza, claro que o meu sonho era poder ficar para sempre, mas tenho a minha vida na Noruega, a minha casa, a minha família, está tudo lá. Depende bastante dos conhecimentos que adquirir aqui, mas pelo menos um ano vou ficar.

O que estas a pensar fazer quando acabares os teus estudos aqui em Portugal?
Quase de certeza que vou voltar para a Noruega e estudar Marketing lá, mas se aprender português tão bem como eu espero, é muito provavel que tente a minha sorte no mercado de trabalho de Portugal no futuro.

 





Andreia Tavares
André Gonçalves
Ana Rute Monteiro
Pedro Gomes
Dulce Valério

Sem comentários:

Enviar um comentário