Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal pode ajudar a superar a crise


O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, diz na sua mensagem de Natal que esta época “transforma e dá sentido novo a toda a aventura humana” e, por isso, poderá ajudar os portugueses a sair da crise que o país atravessa.
por Elisa David, R2

O cardeal afirma que é necessário dar “maior prioridade à pessoa” e criar “uma ordem económica que acentue o bem comum, vença os individualismos, as desigualdades chocantes, todas as formas de materialismo; que aprenda a dar prioridade aos valores do espírito e não apenas ao dinheiro” pois existem “desempregados, famílias em dificuldade, há mais pobreza, mais sofrimento, há crise de esperança”.

Quanto à crise económica que o país enfrenta, D. José Policarpo atesta que “não nos basta fazermos análises claras da crise que atravessamos, temos de estar atentos e deixar que o sofrimento dos outros nos toque o coração”, pois quando nos permitimos a tal “tornamo-nos inventivos na busca de ajuda” por meio da “fecundidade transformadora do amor”.

Assim, faz votos de “que a nossa aflição, o nosso grito de equidade e de justiça, não nos impeça de procurar sempre, nas novas circunstâncias, a paz que permita mais a cooperação do que o confronto”, uma vez que “esta busca da paz pode ser atitude decisiva para vencermos a crise”.

Sem comentários:

Enviar um comentário