Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Urgências dos Covões fecham no horário nocturno


A partir do próximo dia 28 o serviço de urgências do Hospital dos Covões vai estar encerrado no período nocturno. Entre as 8 da noite e as 9 da manhã o serviço é garantido pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, que vai contar com mais um médico na escala entre a meia-noite e as 8 da manhã.



Apesar de já não ser novidade o encerramento foi apenas confirmado ontem em conferência de imprensa.

O presidente do centro hospitalar, José Martins Nunes, afirmou que não se justifica no espaço de 5 Km existirem duas urgências no período nocturno e realçou que a alteração vai diminuir o tempo de espera para internamento de 5 dias para 12 horas.

Perante críticas e preocupações que têm sido expressas por utentes, autarquias e pela Ordem dos Médicos, segundo o Diário as Beiras, o presidente da administração do CHUC não teve dúvidas em garantir o futuro do serviço de urgências dos Covões, afirmando que este não será encerrado, mantendo-se em funcionamento durante o dia.

Do mesmo modo, apesar das fusões de serviços já realizadas, e das que se perspetivam, não haverá qualquer despedimento no CHUC , onde trabalham cerca de 7.800 profissionais, afirmou José Martins Nunes, que adiantou que os estudos realizados para fundamentar o fecho noturno da urgência dos Covões estarão disponíveis para consulta e será tornado público um relatório final.

Nos próximos 3 meses equipas do INEM vão estar no local, para que os menos informados possam ser transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.


Urgências do Hospital do Covões

Nuno Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário