Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Notícia - UC da Humanidade

A Universidade de Coimbra (UC) é desde ontem, dia 15, candidata a Património da Humanidade. O anúncio foi feito em declarações à agência Lusa por Fernando Seabra Santos, reitor da instituição.
Segundo ele, a UC já terá sido entregue à Comissão Nacional da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - o dossier de candidatura com “cerca de duas mil páginas, organizado em sete volumes”. Este documento também deverá ser apresentado pelo Governo português à UNESCO.
O “mote central” da candidatura é “associação do passado, do presente e do futuro” da UC, revelou Seabra Santos.
Para o reitor, “a consagração internacional da Universidade é uma realidade”, pelo que "não será muito difícil à UNESCO associar a essa realidade a consagração, o reconhecimento formal, em termos institucionais, deste património, através da sua classificação".
O dossier abrange também zonas da Baixa da cidade – em particular a Rua da Sofia – na candidatura a Património da Humanidade.
As obras integradas no programa de Desenvolvimento Físico e de Requalificação da Alta da UC "estão a ser e continuarão a ser feitas" – confessou à Seabra Santos.

Fonte: Agência Lusa


Renato Sapateiro

Sem comentários:

Enviar um comentário