Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Recepção dos caloiros cabo-verdianos em Coimbra

 A tradicional cerimonia da recepção dos caloiros cabo-verdianos em Coimbra é uma iniciativa da Associação dos Estudantes Cabo-verdianos em Coimbra (AECVC), que vem se repetindo oa longo dos anos. A AECVC tem um papel muito importante em promover a integração dos estudantes cabo-verdianos na comunidade estudantil de Coimbra.
Os caloiros que vem para Coimbra não conhecem as tradições colimbriense, normalmente  ficam meio perdidos e mal se integram, também porque chegam atrasados e não encontram a famosa semana dos caloiros, então a AECVC procura sempre conhecer quem são e integrá-los da melhor forma.
Como manda a tradição este ano não foi diferente, a cerimónia foi realizada em grande estilo, na cantina da Associação Académica de Coimbra (AAC) com diversas actividades. A noite teve os seus pontos altos, começando pela aderência em massa dos estudantes dos anos anteriores. A festa foi vivida ao ritmo quente das músicas e danças tradicionais, sem deixar de citar o brilho mágico dos caloiros, que com o toque do ambiente acolhedor se entregaram de corpo e alma, " brilharam no palco" diz o presidente da AECVC. Apresentarm  trajes tradicionais da cultura Cabo-verdiana, seguido por danças onde cada caloiro apresentou o que sabe fazer, uns cantaram e encantaram com as Mornas de saudades e outros dançaram a moda de cabo verde. Fazendo chegar ao público “ o cheirinho da terra” e o presidente da AECVC, confirmar que os caloiros deste ano são “caloiros activos” porque não se intimidaram com a presença do público viveram o momento sem nenhum constrangimento.
Todos os anos a AECVC organiza uma semana de convívio, com jogos entre caloiros e veteranos, jantares com refeições típicas de cabo verde e por ultimo a cerimónia da imposição de fitas, onde cada caloiro  recebe um diploma denominado de “diploma das bestas”. De seguida o público elege uma menina e um rapaz para receber o prémio caloiro do ano,ganha aquele que tiver maior número de votos do público .
Stéphane, é uma das caloiras da Escola Superior de Educação de Coimbra, aluna de comunicação social teve na cerimónia e declarou “foi fantástico pena não ter ganho o prémio caloiro do ano mas estou satisfeita com a minha apresentação. Nunca tive coragem de dançar na frente dum público, me senti em casa”.
A cerimónia da recepção, termina numa discoteca com musicas africanas, (kizomba, funaná, kuduro e  semba),cujo este ano teve lugar no Massas Bar em Eiras.   



Andreia  Tavares
                                                                                                                                                     Grupo 8

Sem comentários:

Enviar um comentário