Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Crónica - Sint Maarten

Sint Maarten

Este dia pode-se comparar ao Halloween americano, e ao "Pão por Deus" português. Acontecimento em que, pelo menos na zona oeste do pais, as crianças, depois da missa de dia 1 de Novembro, percorrem as ruas dos bairros tocando às campainhas pedindo pão por Deus, esperando doces, alguns "trocos" e até, para desespero de alguns, alguma fruta.

Para os holandeses, o dia 1 de Novembro, dia de todos os santos, não é celebrado (nem sequer é feriado), talvez pela sua pouca influência religiosa. Contudo, no nosso dia de comer castanhas e de beber água pé é celebrado nos países baixos com grande ênfase à personagem desse dia. O São Martinho.

Para quem se recorda dos tempos da escola primária, quando a professora "rechonchuda" quase entalada nos braços da cadeira que rangia por todo o lado (peço desculpa se não tiveram uma professora dos vossos primeiros anos de escola com estas características. Se não, perderam toda a magia do ensino básico...), nos explicava que um cavaleiro nobre cavalgava sobre o seu cavalo branco num dia de chuva intensa, e ao passar por um mendigo parou e cortou um pedaço da sua longa capa vermelha e ofereceu ao pobre velhote...

Aqui não há capas nem mendigos (haver há, mas não é isso que interessa), há sim miúdos que inventam as suas  pequenas lanternas criadas com papel e cartão que posteriormente se introduzem numa espécie de "varinha mágica" com uma luzinha na ponta que ilumina as chamadas "lampion" (não, não creio que seja por alguma razão clubística que têm este nome, apesar do senhor se vestir totalmente de vermelho). Levando um saco cheio de esperança de terminar o dia a abarrotar pelas asas cantando pequenas músicas às pessoas (como a que interpreto no video).

Claro que, como em Portugal, não seria "normal" ver dois "rapagões" a (tentar) cantar músicas cuja letra consiste em dizer: "São Martinho, São Martinho/ as caudas das vacas já mexem/ as raparigas já usam saia/ ai vem o São Martinho".

Não obstante o embaraço inicial, não deixou de ser interessante e ao fim ao cabo engraçado... Pois já há alguns anos que me faltava uma parte de mim, que de certa forma encontrei nestas ruas gélidas a cantar músicas holandesas.

Confiram o video:
http://www.youtube.com/watch?v=sxafATwlp4g&feature=player_embedded

Enjoy

Marcelo Chagas

Sem comentários:

Enviar um comentário