Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crónica/Artigo de Opinião - Voluntariado com presente incluído

Voluntariado com presente incluído

 
Foi no passado dia 23 de Dezembro que me dirigi à biblioteca municipal de Pombal, para falar com a responsável pelos serviços do Instituto Português da Juventude (IPJ), da região de Pombal, que têm por sede o distrito de Leiria.
A minha principal intenção ao ir falar com a responsável, de nome Carina, era a de ficar a conhecer melhor as ofertas que tinha ao meu dispor no que toca ao voluntariado jovem.

De momento, e uma vez que o ano está prestes a chegar ao fim, não haviam actividades para esta altura, e uma vez que 2011 também ainda não começou, ainda não havia informação sobre actividades para o novo ano.

Este facto não me incomodou muito.

Não tinha sido uma “viagem” perdida pois a Carina tem sempre uma palavra amiga e um diálogo bastante jovial. De facto, fiquei contente por ver que já começa a existir uma maior preocupação por parte dos responsáveis pela selecção de pessoas para estes cargos em conjugar uma boa aparência com uma boa capacidade de diálogo e comunicação, neste caso, com os jovens.

Outra das coisas sobre a qual tomei conhecimento foi de que o ano de 2011 não vai ser marcado só por aumentos de iva’s e crises e chatices, afinal sempre tive uma boa notícia neste natal, pois o ano de 2011 vai ser o ano europeu do voluntariado.

O que me deixa mais perplexa é perceber a quantidade de pessoas que não sabe o que é o voluntariado, a que idades se destina e o que podem vir a ganhar com isso.

A Carina desabafou-me que os jovens não procuram informação e isso é um facto, pois ela, a quem já muito trabalho compete, criou à apenas uns meses, no facebook, uma página que dá pelo nome de “juventude pombal”, para assim, de alguma forma conseguir fazer com que os jovens em pombal se interessem por estas iniciativas. Mais acho que ela não pode, nem lhe compete fazer. Mas custa.

Custa pois o IPJ encontra-se espalhado por todos os distritos de Portugal e abrange se não todas pelo menos um grande número de cidades de distrito. A informação encontra-se, acredito, espalhada por qualquer cidade nos seus pontos de referência, como sejam bibliotecas, museus entre outros e existe ainda um site no qual uma vez inscritos estão em constante actualização de novidades não só no âmbito do voluntariado mas também do empreendedorismo, turismo entre muitos outros eventos. Basta simplesmente procurar!

Sai contentíssima da biblioteca e mais ainda, com vontade de estar em permanente actualização no site do IPJ.

É por isso que me custa, pois “minha gente” se não houve dinheiro para oferecer prendinhas de natal, mais vos digo, o voluntariado para jovens dispõem de uma bolsa de alimentação e transporte que vos é paga com relativa brevidade e que é sempre uma boa ajuda!

Pensando num próximo natal mais “recheado” ou quem sabe uma passagem de ano mais desafogada, aqui fica o meu conselho para que pesquisem e se interessem por este tipo de iniciativas, pois além de ajudarem os outros e o vosso concelho estão ajudar-vos a vocês mesmos!





Sónia Mendes

Grupo 5

Sem comentários:

Enviar um comentário