Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Escola Superior de Educação de Coimbra aposta na sensibilização para uma boa cidadania

Durante os dias 18 e 19 do próximo mês, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é o centro da “Cidadania Globalocal”. São esperados dois eventos a nível internacional que tomam a cidadania global e local como princípio no vasto programa que apresentam.

Conferências, workshops, sessões plenárias com a presença de conferencistas convidados, uma tertúlia com docentes convidados das universidades de Lisboa, música, espectáculos, trabalhos de alunos expostos na escola e várias exposições de arte marcam os dois dias do festival.

O dia 18 é assinalado com a “Conferência Regional CICE (Children' identity and citizenship in Europe)” onde temas como a identidade e cidadania, novas identidades e transculturalismo, arte, media, património, educar para a cidadania activa e comparada, imigração, inclusão, justiça social, comunicação intercultural e globalização estão presentes no alinhamento previsto. No dia 19 é o Festival “To-Gather” que chama a atenção para a “Celebração da cidadania global” com workshops onde o divertimento, a aprendizagem e a cooperação são aguardados.

“ O projecto procura consciencializar e ajudar cada um dos envolvidos a tornar-se um cidadão mais esclarecido e activo, revendo a sua identidade e alargando-a a modos de cidadania e pertença mais global do que a da mera pertença a grupos locais e nacionais. Somos todos membros da humanidade e todos devemos ter por ela uma palavra a dizer e um acto a contribuir. ”

Um festival onde os alunos poderão participar de diversas formas. Parte dos eventos será aberta à comunidade externa, especialmente a escolas da cidade de Coimbra.


Joana Santos Leite

Fontes: http://www.esec.pt/
www.to-gather.org
http://cice.londonmet.ac.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário