Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Santa Maria da Feira – Palco de experiências

Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro e situada na Grande Área Metropolitana do Porto, região Norte e sub-região de Entre Douro e Vouga. É sede de um município com 213,45 km² de área e 147 406 habitantes (2008), subdividido em 31 freguesias. Cidade com história, como evidencia o Castelo da Feira, considerado como um dos exemplos mais completos da arquitectura militar medieval no país. É um espelho do passar do tempo, reflectido não só no emblemático castelo como em inúmeros monumentos religiosos como igrejas e conventos .
Actualmente, Santa Maria da Feira tem uma inúmera oferta cultural. Através da empresa municipal Feira Viva são promovidas diversas experiências culturais ao longo do ano, das quais se destacam : Imaginarius, Viagem Medieval, Festival para Gente Sentada e Terra dos Sonhos.
O Imaginarius- Festival Internacional de Teatro de Rua, realiza-se todos os anos no mês de Maio  no centro histórico de Santa Maria da Feira. É uma das principais referências de teatro de rua em Portugal , contando com inúmeros espectáculos de entrada gratuita apresentados por companhias nacionais e internacionais. Os grupos escolhidos exploram propostas temáticas diferentes, utilizando técnicas tradicionais tais como a pirotecnia, os gigantones, o equilibrismo e a manipulação de títeres, as técnicas do circo e do chamado novo teatro-circo. Regra geral, essas técnicas são adaptadas a uma linguagem estética mais contemporânea, fundindo tradição com inovação. Para além destes espectáculos são realizados workshops e exposições complementares ao projecto.





Fig.1 : Actuação no Imaginarius

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é o maior evento de recriação medieval da Europa. Realiza-se anualmente, durante dez dias consecutivos, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira, atraindo diariamente cerca de 50 mil visitantes. Em 2008, a Viagem decorre de 1 a 10 de Agosto.

Com características únicas no país, este projecto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando a sua identidade e sentimento de pertença, e mobilizando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de áreas diversas, das quais 250 em regime de voluntariado. Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a história local e nacional na Idade Média, a Viagem Medieval começou por realizar-se junto ao Castelo, mas rapidamente se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando actualmente uma área de cerca de 40 hectares.


Fig.2: Recriação de uma batalha na Viagem Medieval
Festival para Gente Sentada
O Festival para Gente Sentada é um evento musical realizado desde 2004, com o objectivo de preencher uma lacuna existente no mercado nacional de oferta musical. Assim Santa Maria da Feira apostou neste evento para dar a conhecer alguns artistas de renome  como Devendra Banhart, Kate Whalsh (2004), Patrick Wolf, Wovem Hand (2005), Adam Green, Sparklehouse (2006), Richard Hawley e Nina Anastasia (2008).




Fig3: Festival para Gente Sentada
Terra dos sonhos
A Terra dos sonhos é um projecto realizado na Quinta do  Castelo no mês de Dezembro. Neste local dirigido aos mais novos podem encontrar-se muitas personagens do universo infantil, como o Capuchinho Vermelho , a avozinha, o lobo mau, entre outros. E como não podia deixar de ser em época natalícia é garantida a presença do Pai Natal e a sua casa. Neste evento que pretende encantar as pessoas  são realizadas diversas actividades como jogos, atelier de teatro e animação.


Fig4: A Casa do Pai Natal na Terra dos Sonhos
Através dos eventos referenciados anteriormente temos uma pequena amostra da diversidade cultural de Santa Maria da Feira. Paulo Amorim, funcionário da Câmara Municipal afirma que “a multiplicidade de espectáculos que aqui ocorrem leva muita gente a visitar regularmente a cidade”. Mas a oferta em termos culturais não fica por aqui,  Margarida Lima, 42 anos, professora e residente no concelho  refere que  “ para além destes eventos promovidos pela Câmara, frequento regularmente o Europarque outro grande polo de acontecimentos na nossa terra”.   O Europarque  é um complexo gerador de acontecimentos não só empresariais, mas também culturais, científicos, tecnológicos e recreativos, palco de uma extensa e qualificada programação cultural anual . Numa área como o total de 150 hectares integra no seu espaço : Centro de Congressos,  Centro Cultural, Centro de Ciência Visionarium e o Instituto de desenvolvimento e inovação tecnológica.  O Visionarium é um projecto dedicado à divulgação científica e considerado o segundo melhor Museu da Europa em 2000, “penso que é uma mais valia para toda a comunidade, como professora desloco-me frequentemente a este local para visitas de estudo e considero fundamentais as experiências interactivas que aqui se realizam, pois permitem abrir os horizontes aos nossos jovens”, afirma Margarida Lima.



Fig5: Visionarium
Santa Maria da Feira é uma cidade que aposta na cultura como um motor de desenvolvimento social, assegurando aos seus habitantes e todos os que a visitam uma diversidade e qualidade a nível cultural, um verdadeiro palco de experiências, onde todos são desafiados a viver em pleno o espírito dos eventos e convidado a regressar sempre que a cultura acontece.
Rosália Costa
Redacção 1

Sem comentários:

Enviar um comentário