Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Actividades Culturais trazem mais cinema aos Maiatos


A Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho (BMDJVC), na Maia, organiza uma actividade enquadrada na secção de cinema, designada por “Luzes… Câmara… Acção”. É uma actividade exclusivamente lúdica que consiste numa selecção cinematográfica preparada a pensar no seu público-alvo, permitindo um descontraído momento, bem como o contacto com uma forma de arte das mais representativas da sociedade contemporânea.
A pensar nos adultos da cidade Maia e arredores, inicia-se, em 2012, um ciclo de cinema dedicado ao realizador espanhol Pedro Almodôvar. A selecção proposta recai em filmes realizados pelo espanhol nas décadas de oitenta e noventa do século XX e na primeira década do século XXI.
Durante o mês de Janeiro de 2012, os filmes exibidos serão “Em carne viva” de 1997 e “Tudo sobre a minha mãe” de 1998. Em Fevereiro do mesmo ano irão estar em exibição “Mulheres à beira de um ataque de nervos” de 1988 e “Fala com ela” de 2002. Para os interessados, devem realizar marcações para as terças e sextas-feiras junto da Biblioteca Municipal da Maia.
Para a secção infantojuvenil a selecção cinematográfica manterá o seu espírito eclético associado a um descontraído momento lúdico. De 2 a 31 de Janeiro estará em exibição “As aventuras de Sammy; a passagem secreta”, por Bem Stassen. De 1 a 29 de Fevereiro será a vez do filme “Por água abaixo” de David Bowers.

“Clássicos com Fitas” é outra actividade organizada pela BMDJVC, em que o público-alvo são os jovens e crianças, que pretende conciliar a literatura com o cinema. É, então, um Clube de Leitura destinado a jovens leitores que se assume como um veículo privilegiado de promoção da leitura procurando cruzar a literatura e cinema, centrado na (re) leitura dos clássicos da literatura infanto-juvenil, realizado em contexto informal. Uma vez terminada a leitura do livro será projectado o filme resultante da sua adaptação cinematográfica, como exemplo de um outro tipo de leitura possível. Decorrerá entre 1 de Outubro de 2011 até 12 de Julho de 2014, semanalmente, aos sábados, das 15h às 17h30, nas instalações da Biblioteca.

Cartaz da actividade "Clássicos com Fitas"


Por: Isabel Oliveira
Redacção 1

Sem comentários:

Enviar um comentário