Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Maria de Medeiros: O cinema é também a sua profissão


Nascida a 19 de Agosto de 1965, Maria de Medeiros é para além de cantora e actriz uma grande cineasta Portuguesa.
Maria é filha do maestro António Vitorino de Almeida e da jornalista Maria Armanda de Saint-Maurice Ferreira Esteves, tendo uma irmã, Inês de Medeiros que já começa a seguir os seus passos como actriz. A cineasta  cresceu fora de Portugal, na Áustria e só regressou após o 25 de Abril de 1974. Neste momento Maria reside em França (Paris) casada e com duas filhas.
O seu percurso passa pela formação no conservatório nacional de arte de Paris. Inicialmente começou a sua carreira como actriz no teatro e só depois teve a sua estreia no cinema com o filme “Silvestre” do realizador João César Monteiro. Facilmente se tornou uma das mulheres mais procuradas nesta arte e também como a mais internacional das actrizes portuguesas.  Ao longo da sua carreira, Maria, participou em vários projectos como: “A Divina Comédia” de Manoel de Oliveira em 1991; “Três Irmãos” de Teresa Villaverde em 1994; “Adão e Eva” de Joaquim Leitão em 1995, entre outros. Maria de Medeiros já dirigiu vários espectáculos entre eles, “A Morte de Pompeu” e “Elvire Jouvet 40”.
No campo de realizadora, “Capitães de Abril” foi o seu projecto pioneiro no ano de 2000 e ao longo dos anos realizou mais projectos no campo do cinema como “Fragmento II”; “Bem-vindo a São Paulo” entre outros.
Estes projectos todos fizeram com que a cineasta levasse para “casa” vários prémios de Melhor Actriz, entregues nomeadamente no Festival de Veneza e no Festival de Cancun.
Mais recentemente, Maria de Medeiros foi nomeada Artista da UNESCO para a PAZ em 2008, onde foi a primeira Portuguesa a assumir este papel, sendo um orgulho para o nosso País e para o cinema Português e Internacional.

                                                                                                                                                            Ana Namora
                                                                                                                                                             Redacção 1    

1 comentário:

  1. Olá "postsdepescada", desde já os parabéns pelo blog. Queria saber porque apagaram o post que falava daquele grande site de filmes e séries com legendas em Português. Conheci o projecto através deste blog e agora não sei o endereço. Porque apagaram?

    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar