sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Perfil: Joaquim de Almeida



Nascido a 15 de Março de 1957, em Lisboa, Joaquim António Portugal Baptista de Almeida é o mais internacional actor português.
Filho de pais farmacêuticos, João Baptista de Almeida e da já falecida Maria Sara Portugal e com sete irmãos e foi casado com Cecília, tendo um filho, Lourenço, nascido em 1992 e casou com Maria do Carmo Pereira, com quem tem uma filha, Ana, nascida em 2002. Em Outubro de 2005 foi considerado cidadão americano, mas continuou com a sua nacionalidade Portuguesa
Joaquim de Almeida estudou no Conservatório de Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema) representação, quando em 1976 decidiu continuar o seu estudo em Nova Iorque, em Lee Strasberg Theatre and Film Institute.
Com mais de 25 anos de carreira e depois de participar em algumas novelas entrou no seu primeiro grande filme, em 1981, “O Soldado”, começando, assim, a participar em filmes como “Good Morning Babylon”, em 1987 e, por exemplo, em “Honorary Consul”, em 1983.
O seu salto para o cinema deve-se, não só ao profissionalismo como à facilidade que o actor tem em aprender/compreender diferentes línguas. Participou em séries televisivas e em mais de noventa filmes. Contracenou com nomes cinematográficos como Harrison Ford, Antonio Banderas, Kim Basinger e Gene Hackman.
Quim, como é chamado entre amigos, teve uma participação especial na série “24” acabando por se mudar para Santa Monica, na Califórnia, onde vive actualmente. Com casa em Sintra e com os seus filhos e amigos em Portugal, vem ao país sempre que pode.
No seu currículo constam os de mais filmes e séries em que participou e conta com diversos prémios, tais como: melhor filme, em 1991, Cairo Film Festival, em 2005, SAG Awards – Best Ensimble, em 2004 Career Award in Festival Cinema de Badajoz e, em 1995, 1997 e 2001 ganhou o Globo de Outro para Melhor Actor de Portugal.


Soraia Tomaz,
2010090, r2

Sem comentários:

Enviar um comentário