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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Perfil de Eunice Muñoz






Nasceu a 30 de Julho de 1928, na Amareleja, localidade do concelho de Moura, numa familia de actores.

Faz parte do leque dos grandes virtuosos que ainda pisam os palcos portugueses. Eunice Muñoz já fez teatro, cinema e televisão. Ninguém foi uma Joana d’Arc mais arrebatada ou uma Ann Sullivan mais avassaladora. Galardoada várias vezes ao longo da vida, não conseguiu fugir ao chamamento do teatro que lhe corria no sangue, apesar de algumas paragens pelo caminho. Conquistou o País com a humildade que se percebe nos grandes. “Eunice é uma actriz que ultrapassa o que é ser actriz”, diz o historiador Vítor Pavão dos Santos.


Eunice Muñoz subiu ao palco do Auditório Municipal com o seu nome, em Oeiras, para estrear "O cerco a Leninegrado", exactamente no dia em que faz 70 anos depois de se ter estreado, como actriz, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

"Vendaval", de Virgínia Vitorino, foi a peça com que Eunice Muñoz iniciou a carreira, aos 13 anos, na então Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. O seu talento foi rapidamente reconhecido tendo entrado, pouco depois, para o grupo que então detinha a residência no Teatro Nacional.

"Não podia ser outra coisa, só podia ser actriz", disse Eunice Muñoz que, em 70 anos de carreira, apenas abandonou o teatro, "um grande amor" na sua vida, entre os 23 e os 27 anos, para ser secretária de uma empresa onde o seu primeiro marido trabalhava.

Os grandes actores da época, como Raul de Carvalho ou João Villaret reconheceram-lhe o talento, tal como Amélia Rey Colaço ou Palmira Bastos com quem, em 1943, contracenou, também no D. Maria II, em "Riquezas da sua avó".

Um ano mais tarde, aos 16 anos, integrou o elenco de "Labirinto", de Manuel Pressler, e ainda no verão de 1944 interpretou a primeira opereta -- "João Ratão" --, ao lado de Estêvão Amarante.

Maria Lalande e Irene Isidro foram actrizes com quem trabalhou e ao lado das quais obteve sucesso. Foi ainda dirigida por Maria Matos, em "A Portuguesa", de Carlos Vale.

Eunice Muñoz ingressou cedo no Conservatório Nacional de onde saiu com 18 anos e com uma média final de 18 valores.

A popularidade pode, porém, dizer-se que chegou à sua carreira quando, no Teatro Variedades, faz parte do elenco de "Chuva de Filhos", de Margaret Mayo, ao lado de Vasco Santana e de Mirita Casimiro.

A estreia no cinema aconteceu em 1946 quando, pela mão de Leitão de Barros fez "Camões", papel com o qual venceu o prémio do SNI -- Serviço Nacional de Informação, para a melhor actriz cinematográfica do ano.

"Um homem do Ribatejo", de Henrique Campos (1946), e "Os vizinhos do rés-do-chão", de Alejandro Perla (1947), são as peças que levou ao teatro Variedades.

"Outono em flor", de Júlio Dantas, em 1948, assinalou o regresso da actriz ao Nacional, onde a seguir desempenhou "Espada de Fogo", de Carlos Selvagem, numa encenação de Palmira Bastos, que se revelou um êxito.

"A Morgadinha dos Canaviais", de Caetano Bonuccio e Amadeu Ferrari, adaptação do romance homónimo de Júlio Dinis, em 1949, marcou o seu regresso ao cinema.

Em 1950 e 1951, duas grandes comédias celebrizadas por Ernst Lubitsch, no cinema, são recriadas com êxito pela actriz: na primeira, "Ninotchka", de Melchior Lengyel, Eunice Muñoz toma o papel que fora de Greta Garbo, ao lado de Igrejas Caeiro, Maria Matos e Vasco Santana; em "A loja da esquina", de Edward Percy, em 1951, a actriz integra a Companhia de Teatro Gynásio, dirigida por António Pedro, para reviver em palco os mal entendidos que juntaram James Stewart e Margaret Sullavan na tela.

Eunice Muñoz passou ainda pelo Teatro da Trindade mas retirou-se de cena, já mãe da primeira filha, para um interregno entre os 23 e os 27 anos.

Regressou aos palcos em 1955 para interpretar "Joana d´Arc", de Jean Anouilh, no Teatro Avenida, que constituiu um grande êxito. Dois anos depois interpretou "A desaparecida", de Pirandello, e, pouco depois, com Maria Lalande, Isabel de Castro, Maria José, Ruy de Carvalho, Curado Ribeiro e Fernando Gusmão, entrou para o Teatro Nacional Popular, sob a direcção de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), de quem assegura guardar "gratas e boas memórias".

"Noite de Reis", de Shakespeare, "Um serão nas laranjeiras", de Júlio Dantas, ou "Pássaros de Asas Cortadas", de Luiz Francisco Rebello, foram algumas das peças em que foi dirigida por Ribeirinho.

Na década de 1960, entrou na comédia na Companhia de Teatro Alegre, ao Parque Mayer, juntamente com António Silva e Henrique Santana.

Monumental e Variedades foram teatros onde também representou, após o que, em 1965, fundou, com Raul Solnado, a Companhia Portuguesa de Comediantes, com sede no então recém inaugurado Tetaro Villaret.

Laura Alves, Virgílio Teixeira, Mimi Muñoz -- sua mãe - eram atores com quem contracenava ao mesmo tempo que ia pisando palcos de diferentes salas. Em 1970 estreou-se na encenação com "A Voz Humana", de Jean Cocteau.

Nos anos de 1970 integrou uma nova formação artística, no Teatro S. Luiz, mas a poucas horas da estreia de "A mãe", de Stanislaw Wiktiewicz, a censura da ditadura proibiu a peça e o então director Luiz Francisco Rebello demitiu-se.

Passou então a dedicar-se à divulgação de poetas que ama, regressando ao teatro para interpretar, com Glicínia Quartin, "As criadas", de Jean Genet, pela mão de Carlos Avilez, no Teatro Experimental de Cascais. Com Avilez fará uma longa digressão por África, regressando aos palcos portugueses apenas em 1978.

Peças de Donald Coburn, John Murray, Bertolt Brecht, Hermann Broch, Athol Fuggard, Eurípedes, e encenadores como J Eunice Muñoz sobe hoje ao palco do Auditório Municipal com o seu nome, em Oeiras, para estrear "O cerco a Leninegrado", exatamente 70 anos depois de se ter estreado, como actriz, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.



Elma Magaia, R1

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