Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

Ser ateu no Natal


O Natal é a festividade religiosa mais conhecida em todo o mundo. Na religião católica celebra-se o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro. Então mas o que fazem os ateus, como eu, nesta época tão religiosa?

Bem, na verdade fazemos o mesmo, reunimo-nos com as nossas famílias católicas e juntos contemplamos o nascimento do salvador do mundo. Errado. Não podemos contemplar algo em que não acreditamos! Mas calma que nem tudo está perdido!

A religião católica defende valores importantes numa sociedade, tais como: fraternidade, entreajuda e paz. Mas eu nunca precisei de acreditar em Deus, nem de pedir a Deus por estes valores, pois são valores que não são exclusivos do catolicismo! Ser ateu no natal é algo que me faz sentir excluído de todas as crenças religiosas, que me faz sentir a mais na missa do galo, que me faz sentir diferente. Mas quando penso bem nessa questão, não sou assim tão diferente dos meus familiares católicos. Todos queremos receber e transmitir felicidade. Não é através de prendas, de grandes banquetes natalícios nem de orações colectivas, é com sorrisos!

A felicidade familiar pode e dever ser conseguida todo o ano, porque tal como se diz: "o natal é quando o homem quer". Ser ateu no natal é algo que ainda me faz confusão, e penso que deve fazer a muitos ateus. Porém não desanimem meus caros leitores ateus. Não desesperem ao ver pessoas a rezar a algo em que não acreditam. É tudo uma questão de fé, tanto para os ateus como para os crentes, porque a fé não é algo estritamente ligado à religião!
Eu tenho fé em tomar boas decisões e escolher bem os meus caminhos ao longo da vida. Os crentes rezam para que o plano divino das suas vidas seja aproximado do que eles próprios desejam. Em jeito de conclusão, acho que se durante todo o ano existisse a união familiar que existe durante o natal que as pessoas passariam a ter fé em si próprias e no apoio dos parentes para ultrapassar momentos mais difíceis

Um bem-haja a todos os crentes e "Feliz Natal" a todos os ateus!

Pedro Silva
r2

Sem comentários:

Enviar um comentário