Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tradição e religião em comunhão no maior presépio em movimento do mundo



Santa Maria da Feira recebe mais uma vez o que já é considerado por muitos o maior presépio do mundo em movimento. Ano após ano, a fábrica  Cavalinho aumenta as dimensões deste presépio gigante que já conta com mais de 7000 peças em exposição.


A construção deste presépio começou pela iniciativa de Joaquim Azevedo, proprietário da fábrica de malas Cavalinhoque decidiu construir no exterior um presépio em movimento. Ano após ano o presépio tem sido aumentado e são sempre acrescentadas novidades.








O presépio montado na frente da fábrica conta, neste ano, com mais de 7000 peças em 1500m² de exposição. é o único presépio em Portugal com figuras em movimento aberto 24 horas por dia a quem o queira visitar.






Com características únicas, este presépio conjuga os momentos marcantes da religião católica, em 48 cenas bíblicas, com a tradição portuguesa, apresentando artesãos, romarias animadas e procissões. Também é feita uma alusão à região onde está colocado o presépio estando representado o comboio “vouguinha” e a sua estação.






A principal novidade deste ano é a bênção do Papa João Paulo II à irmã Lúcia.














O trabalho de construção ficou a cargo das pessoas que trabalham na marca, bem como amigos do proprietário Joaquim Azevedo, que já preparam este grande presépio desde finais de Agosto. Algumas peças são mecânicas, outras tiveram que ser trabalhadas nesse sentido e a maioria delas ao dono da fábrica que faz o presépio sem fins lucrativos.









O ano passado visitaram este presépio cerca de 200 mil pessoas, segundo o Joaquim Azevedo “o objectivo para este ano o objectivo é ultrapassar meio milhão”.







O presépio pode ser visitado até ao inicio de Fevereiro.




Rosália Costa
Redacção 1


Sem comentários:

Enviar um comentário