Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Músicas de Carnaval

O que seria do Carnaval se não houvesse as músicas carnavalescas para animar? As músicas de carnaval animam os foliões e são sucesso em poucos dias de folia. A primeira música tipicamente de carnaval é o Zé Pereira, que veio de Portugal; a música chegou ao Brasil em 1852 e é atribuída ao compositor português José Nogueira de Azevedo Paredes.
Essa música ainda sofreu alteração quando em 1869, Francisco Corrêa Vasques juntou a letra da música Zé Pereira com uma música francesa de uma peça de teatro em cartaz; foi então que surgiu a primeira música de carnaval propriamente dita. As músicas de carnaval tornaram-se populares mesmo quando os bailes de carnaval começaram a surgir, e isso aconteceu em 1840.

As músicas tradicionais sem letras foram sendo trocadas pelos ritmos diferenciados das músicas carnavalescas. Os blocos de rua ajudavam nessa divulgação das músicas, já que os foliões iam cantando as músicas e assim despertavam o interesse de outras pessoas pelo carnaval.

Os blocos ou cordões carnavalescos foram os primeiros a cantarem e até mesmo a incentivarem a produção de novas músicas de carnaval; quanto mais se cantavam as músicas, mais e mais pessoas nas ruas iam atrás dos blocos para ver a animação do povo; não demorou muito tempo até que a música de carnaval contagiasse uma multidão.

A segunda música mais famosa de carnaval foi produzida para um dos cordões mais tradicionais, O Rosas de Ouro que começou a conquistar os foliões com a música O Abre Alas. Uma das mais famosas compositoras e interpretes de músicas de carnaval foi Chiquinha Gonzaga; a maioria das marchinhas e músicas mais antigas de carnaval tem a autoria dela.

As músicas carnavalescas evoluíram para as marchinhas que tem um tom bastante irónico e sarcástico e por vezes são letras que são usadas para fazer piadas ou provocar algum estereótipo da sociedade. E é por esse motivo que elas fazem sucesso; são letras mais simples e fáceis de serem cantadas e decoradas.

Ainda hoje as crianças aprendem as marchinhas de carnaval nas escolas e assim as músicas de carnaval vão passando através das gerações!  


João Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário