Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dá tempo ao teu mundo

Rosário Almeida E Sousa e Marta Costa, coordenadoras do projecto “Dá Tempo” alertaram para a necessidade de ajudar o próximo(mais especificamente os idosos), numa palestra, realizada no dia 23 Outubro, no Centro Cultural da Penha. Realçaram a importância do voluntariado, e simultaneamente a diferença que cada indivíduo faz, quando pratica uma acção solidária. “ O voluntariado não é a única resposta, é uma ajuda importante”, afirmou Rosário Sousa, Presidente de uma Organização Não Governamental.

Numa época onde a vulnerabilidade do idoso é cada vez mais agreste, surge um projecto que visa reforçar as medidas socais aos mais desfavorecidos. Nesse âmbito, a iniciativa organiza-se por visitas ao domiciliário ao idoso, por parte de duas estudantes universitárias, no mínimo 1 vez por mês e, no final o preenchimento de um relatório, para constatar as dificuldades sentidas.

A realização destas visitas, é uma parceria com a Alta de Coimbra, que demonstra as fragilidades de mais de um milhão de idosos que vivem sós, segundo os dados estatísticos dos censos de 2011. O contacto do voluntário com o idoso é uma descoberta onde o conhecimento e a amizade se unem por laços afeição e dedicação. É de salientar o apadrinhamento do idoso, por parte do voluntário.” Uma visão diferente do seu pequeno grande mundo”, disse a coordenadora.

Na apresentação do projecto, houve ainda tempo, para a execução de “jogos didácticos” que tinham por objectivo colocar o estudante como “personagem” numa situação real do quotidiano, obrigando-o sempre a fazer opções, nem sempre fáceis, bem como a expressar-se sobre o que é para si o voluntariado! 


por: Márcia Alves


O artigo não está escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário