Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Estado e Igreja unidos para debater Ação Social

“Ação Social – Protagonistas” foi o tema da primeira palestra realizada no âmbito das comemorações do jubileu dos 75 anos da restauração da diocese de Aveiro. O encontro contou com as intervenções do Sr. Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares e do Arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé , D. Jorge Ortiga. 
 
“O Governo está a tomar medidas de austeridade por obrigação, não por convicção! Temos que cumprir as nossas responsabilidades para resgatar o futuro!” defendeu o Ministro. “Já se cortou 25% da despesa em burocracias da Segurança Social e esse corte significou o aumento de verbas para a Ação Social. No entanto, o grande herói nesta luta constante e difícil é, sem dúvida, o povo português”, acrescentou.
Pedro Mota Soares lembrou ainda todos os momentos de dificuldade pelo qual o país passou nestes largos anos de história, nomeando a restauração da independência, e afirmou que “também desta vez Portugal há-de conseguir dar a volta por cima”.
“Temos que arriscar sujar os sapatos na lama da sociedade” provocou D. Jorge Ortiga. Convicto da necessidade da Igreja servir o mundo para o tornar melhor, o Arcebispo de Braga lembrou os membros da Igreja de que “todos somos irmãos” e de que “é necessário abrir a janela a Deus e servir o próximo”. Sublinhou ainda que “os protagonistas da Ação Social é a comunidade: todos e cada um de nós.”
A sessão terminou com a conclusão do Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, que sublinhou a importância de uma Igreja renovada na caridade. “É necessário e possível fazer mais e melhor, partilhando o pão, ampliando a mesa, abrindo a casa, criando emprego, calejando as mãos para ir ao encontro daqueles que mais precisam.”
Afirmou ainda que “queremos marcar o rumo e o ritmo com várias sessões de debates que nos levarão a percorrer a diocese. Queremos criar um diálogo com o mundo, sem preconceitos”.
Ao terminar apelou à solidariedade e ao sentido de fraternidade, citando as palavras de Deus “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.”
 
Flyer informativo "Ação Social - Protagonistas"
 
 
Da esquerda para a direita: moderador José Bastos e intervenientes Pedro Mota Soares e Jorge Ortiga
 
A palestra realizou-se na Igreja Matriz de Vagos
 
por: Daniela Gonçalves
*Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário