Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Coimbra, património mundial da UNESCO?


A candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a património mundial foi entregue no final de 2011, à comissão nacional da UNESCO, este projecto terá sido desenvolvido pela UC em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.

O dossiê de Candidatura intitula-se “ Universidade de Coimbra, Alta e Sofia”, porque para além do centro histórico da universidade, abrange toda a área entre a alta e a Rua da Sofia, onde se fixaram os colégios que deram origem à universidade.
A candidatura tem como principal objectivo valorizar o papel do ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos, bem como o prestígio da Universidade de Coimbra, que se mantêm, ainda hoje, num dos maiores ícones do ensino na europa.
Em cerca de duas mil páginas os organizadores justificam a candidatura com as tradições académicas, o fado, e todas as vivências estudantis coimbrãs que fazem parte de um vasto património imaterial que importa preservar, e que se incluem na história da Universidade desde a sua origem, o que as torna num ponto fundamental da candidatura.
Espera-se conhecer o resultado da candidatura no final de 2013.


Por: Fátima Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário