Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
Uma página de história TFMUC


No ano em que celebra o seu décimo aniversário, a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra lança o seu primeiro trabalho discográfico.

“Era uma vez..” é o nome do primeiro CD da Tuna Feminina de Medicina da Univercidade de Coimbra (TFMUC) , lançado no dia 1 de Dezembro de 2010 no Auditório da Reitoria da Universidade.
Joana Penetra, vice-presidente, afirma que este grupo de amigas, que se junta todas as segundas e quintas para ensaiar, se distingue por apresentar apenas temas originais em palco: “Desta forma, quando subimos a palco, aquilo que cantamos não é apenas um arranjo, mas antes um bocadinho de todas nós”.
Dignificar a Academia Coimbrã através da divulgação musical dos seus costumes, praxes e tradições, proporcionar aos seus membros uma participação activa no meio académico bem como a confraternização e convivência musical são os principais objectivos desta tuna.

Dez anos de História

Em 1998, um grupo de amigas, estudantes do 2ºano de medicina dentária, deu os primeiros passos quando começou a juntar-se e a idealizar uma tuna feminina. Na época, não tinham um local em condições para ensaiar e por isso faziam-no muitas vezes em plena rua.
Em 2000, a tuna oficializa-se ao criar um símbolo e as hierarquias que regem a tuna em termos praxísticos. Passado algum tempo, a sua faculdade concede-lhes um espaço onde ensaiam desde então. Em 2001, são apadrinhadas pela Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC) que as ajudou e com quem ainda hoje mantém uma boa relação. Passados dez anos, esta tuna orgulha-se do seu percurso: “o trabalho que realizamos hoje, não é só a pensar em quem no presente faz parte dela, mas também no sentido de assegurar o seu futuro” diz Joana Penetra.
Este projecto, que começou com um grupo de amigas, hoje conta com cerca de setenta elementos activos. Arrastadeiras, Caloiras, Tuninas e Tunas juntam-se em palco para dar voz ao vasto repertório de originais e arranjos musicais de vários artistas, de que é exemplo Zeca Afonso.

2010, um ano de muitas emoções

O ano de 2010 marca para a TFMUC dois marcos importantes: o décimo aniversário e o lançamento do primeiro trabalho discográfico. Joana Penetra refere que o projecto de realizar um álbum não é de agora mas que pouco a pouco foram reunindo as condições necessárias para que a sua elaboração fosse possível. Acrescenta ainda, quanto à organização do trabalho de originais: “entre as faixas que constituem uma história, o CD inclui momentos de Praxe Académica, a formação de uma Trupe, as célebres bengaladas na cartola aquando do fim do curso e ainda o Grito Académico”.
No dia 1 de Dezembro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, famílias, amigos, colegas, ou simplesmente curiosos juntaram-se para assistir ao lançamento do álbum de originais da Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra. Depois de uma breve apresentação do projecto, de agradecimentos e dos depoimentos de alguns membros dirigentes da tuna, os restantes elementos dirigem-se a palco para o momento mais esperado: a actuação. Chamaram as antigas tunas e, juntas, cantaram alguns dos temas que fazem parte do CD.
Houve ainda tempo, no final da actuação, para uma fatia de bolo, comemorativo dos dez anos da tuna.
Para o futuro, a vice-presidente deseja: “Mais do que em número, desejo que não pare de crescer em ambições, em projectos, em humildade! Mas sobretudo que seja cada vez mais um lugar de amizade”.

Diana Teixeira, grupo 4


Sem comentários:

Enviar um comentário