Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Agenda Cultural-Festival de cinema Francês em Coimbra

Coimbra acolhe a 11ª festa de cinema francês, no teatro Académico de Gil Vicente dos dias 3 ate 9 de Novembro.
Esta iniciativa é promovida por Alliance Française de Coimbra e o Instituto Franco-português.
Nesta iniciativa poderá ser vislumbrado dezassete metragens do variadíssimo género cinematográfico, desde a comédia, o drama, a ficção, passando também pelos documentários e a animação.
Os ingressos podem ser adquiridos no teatro TAGV e na FNAC Coimbra tendo como preços para a sessão juvenil a modesta quantia de um euro e para as outras sessões a quantia de 3,5€ por entrada.
Para os amantes de cinema, o TAGV ainda proporciona a compra de um pack de 5 entradas por 12€.
'L´ARNACOEUR' DE PASCAL CHAUMEIL

 
[França, 2010, 105’, M/16]

11ª Festa do Cinema Francês

Genero: Comedia romântica-1h45
Sinopse
Há trabalhos estranhos: Alex Lippi é um jovem sedutor profissional. A irmã e o cunhado, que o inveja, tratam da logística das operações – de engate, claro. Na sua nova missão, o famoso Alex vai ter que seduzir Juliette, que casará daí a dez dias. Mas Alex tem uma moral: só aceita casos em que as mulheres estão infelizes, recusa-se a desfazer relações bem sucedidas…




Dia 4 de Novembro terá sessão as 10.30 mais um filme, enquadrado na 11ª Festa do cinema francês, desta feita uma sessão de cariz juvenil que terá um preço simbólico de 1euros por entrada.
   KERITY ET LA MAISON DES CONTES' DE DOMINIQUE MONFÉRY

 
[França, Itália, 2009, 80’, M/4]

11ª Festa do Cinema Francês

Genero: Animaçao-1h20
Sinopse
Natanaël está quase a fazer 7 anos, mas ainda não sabe ler… Quando a tia Eléonore lhe deixa a sua biblioteca, que contém centenas de livros, ele fica muito desiludido! No entanto, cada um desses contos contém um segredo maravilhoso: quando a noite cair, pequenos heróis como a deliciosa Alice, a fada má Carabosse ou o terrível capitão Crochet saem dos livros. Mas eles correm um grande perigo. Se Natanaël não os ajudar, os heróis destes contos arriscam-se a desaparecer para sempre. Para salvar estes minúsculos amigos e as suas histórias, Natanaël lança-se à aventura.


Outra das sessões de animação é o filme o L lluusionniste (magico) que terá sessão as 21horas.

As 23h30 terá inicio a ultima sessão do dia, desta feita uma ficção que denomina-se por Gainsbourg-Vida herroica.

Realizador:joann Sfar
Sinopse: se Serge Gainsbourg fosse mais do que a aura de provocação e polémica que marcou a época de euforia e criatividade dos anos 60?. Para trás, há uma infância judaica numa Paris ocupada pelas tropas nazis, a timidez de um poeta debutante e o abandono da pintura até á fama e ao estrelato. Um retrato de uma “vida heroica”, mas também erótica, que é muito mais do que uma biografia.
No dia 5 realizasse-a no TAGV as sessões Mademoiselle as 21horas, sendo uma comedia do ano 2000, que foi realizado por Philippe Lioret e a obra dramática de Xavier Giannoli, À L` origine, que terá sessão as 23h30.
Dia 6,Sabado terá 3 sessões, a primeira começa as 18H e é uma comedia dramática realizada por Xabi Molia, que denomina-se por “8 Fois debout”, em seguida terá inicio uma nova sessão as 21horas, desta feita uma comedia,”la tete en friche” , realizada por Jean Becker e foi lançada no ano 2010.
A última sessão do dia está marcada para as 23h30,com o filme “Meres et filles”, que foi realizado no ano 2009 por Julie Lopes-Curval e incide sobre um drama.
Este festival decorrerá ate dia 9 e contará com muitos filmes, tendo um enorme rol de géneros cinematográficos.

 *agenda cultura do festival corresponde ao dia 3 de Novembro.

André Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário