terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arte-Wiliam Morris              

Nasceu a 24 de Março de 1834 e morreu em Londres a 3 de Outubro de 1896. Foi um dos principais fundadores do Movimento Arts and Crafts ( no qual defendia a manufactura e peças únicas  disponíveis a todos os que a apreciassem). Era pintor, desenhava de papéis de parede, tecidos padronizados, escritor de poesia e ficção foi um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.
Morris vivia num conflito entre o seu desejo de criar objectos belos a preços acessíveis para as pessoas comuns, enquanto o resultado era sempre a criação de objectos extremamente caros para uma minoria.
Proveio de uma família rica, foi para a Oxford, onde se tornou influenciado por John Ruskin e onde conheceu seus colaboradores de toda a vida, Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones, Ford Madox Brown e Philip Webb.
Morris deixou Oxford para entrar num ateliê de arquitectura, mas desde cedo sentiu-se atraído pelas artes decorativas. Ingressou também no movimento artístico  Pré--Rafaelita (Inseridos no espírito revivalista romântico da época, os pré-rafaelitas desejam devolver à arte a sua pureza anterior, que consideram existir na arte medieval do Gótico final e Renascimento. Ao inspiravam-se na arte anterior a Rafael,)
Em 1861, fundou a firma Morris, Marshall, Faulkner & Co. com Gabriel Rossetti, Burne-Jones, Madox Brown e Philip Webb. Posteriormente criou a sua própria firma, Morris and Company.          
Escreveu varias obras, sendo a mais importante The Wood Between the Worlds. Muitas vezes ia para a Islândia, onde escrevia grande parte dos seus romances e poemas.

Fotos:Google.williammorris.fotos/
André Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário