Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gasolina atinge preço altíssimo

Aumento do IVA e a desvalorização do euro estão a impulsionar os preços.



Um litro de gasolina nunca foi tão caro em Portugal: com os aumentos da Galp, da BP e da Cepsa dos últimos dias.

A Galp, a Cepsa e a BP voltaram a subir os preços dos combustíveis na semana passada. O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,348 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,533 euros por litro. Para o diesel é o valor mais elevado desde Julho de 2008, enquanto para a gasolina representa um máximo histórico já que o valor mais alto deste combustível registado em Julho de 2008 foi de 1,525 euros por litro. Nessa altura, o preço do petróleo atingiu máximos históricos na ordem dos 147 dólares o barril, muito acima dos 97 dólares a que se está a negociar agora. A associação que representa as empresas petrolíferas diz, no entanto, que “não há uma relação directa e imediata entre o preço do barril de petróleo e o preço de venda ao público.”

A realidade em que vivem os portugueses hoje em dia é dramática, visto que todos nós nos deslocamos todos os dias para irmos para o nosso local de trabalho, e muitos fazem do automóvel uma das suas ferramentas de trabalho.É escandaloso o preço do combustível, hoje em dia, estar tão alto e sem razão aparente, podemo-nos preparar para mais aumentos visto que agora tudo serve de explicação para o aumento do valor dos combustíveis.

Esta realidade em conjunto com todos os aumentos que irão existir este ano, na água na luz no telefone no gás nos produtos alimentares, etc.…, mais os salários que continuam iguais aquando da entrada de Portugal no Euro facilmente concluímos que será muito mais difícil viver numa condição económica razoável, não iremos ver com bons olhos os dias que se aproximam.




Fontes:
http://www.ionline.pt/conteudo/99268-gasolina-bate-recorde-2008-e-atinge-preco-mais-elevado-sempre


http://economico.sapo.pt/noticias/preco-da-gasolina-em-portugal-acelera-para-maximos-historicos_109053.html



Grupo 3
Bruno Sobral

Sem comentários:

Enviar um comentário