Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Natal-Noite do Mercado no Funchal

 
Cumpriu-se a tradição. Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas em redor do mercado dos Lavradores, no Funchal, para a tradicional "Noite do Mercado".
No recinto foram montadas 106 barracas para venda de fruta, legumes e claro que não faltaram os comes-e-bebes com particular destaque para as tradicionais sandes de carne de vinho e alhos e a poncha regional.
Fugindo um pouco á tradição quanto aos hábitos sociais e económicos, nos nossos dias, as pessoas vão á noite do mercado para socializar e denotamos uma grande afluência de turistas ao Mercado. Actualmente, são poucos os transeuntes que aproveitam para realizar as suas compras no dia 23 de Dezembro, ao contrário dos primórdios da tradição, em que os cidadãos iam á noite do mercado com o objectivo de fazer compras para a época comemorativa que se avizinha..
Atendendo aos meios que nos são disponibilizados actualmente e com imenso peso (Centros Comerciais ,hiper-mercados), é explicativa esta mudança de hábitos sociais.
Com a mudança de hábitos mas sempre com a tradição de levar milhares de pessoas aos arredores do mercado para uma “socialização natalícia”, a noite de 23 de Dezembro é simbólica para muitos madeirenses.

André Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário