Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Sinto-me realizada neste curso"

Ana Isabel Cerdeira da Silva Campos, é de Guimarães e escolheu Coimbra para estudar, por ser a cidade dos estudantes. Entrou na Escola Agrária, mas mudou de curso no final do primeiro ano. A decisão foi tomada devido a vários factores. Actualmente está a frequentar o 2º ano da licenciatura de Comunicação Organizacional, na ESEC (Escola de Educação de Coimbra) e fala sobre as suas motivações, opiniões e sonhos. Por: Patrícia Correia
Ana Cerdeira, em entrevista ao Post's de Pescada
Há quantos anos entraste para a faculdade? Há 3 anos.
Qual foi o curso que escolheste? O primeiro foi Agro-Pecuária, na Escola Agrária de Coimbra.
Neste momento ainda estás nesse curso? Não, estou em comunicação organizacional, na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Quando é que mudaste de curso? Em 2009, há dois anos.
Quando decidiste mudar de curso, como é que foi começar tudo de novo? Tiveste apoios? Incentivaram-te?
Tive muitas dúvidas, até porque inicialmente me candidatei para Comunicação Social, mas tive apoios de amigos e família também.

Porque é que escolheste em primeira opção um curso tão diferente, do que estás actualmente? O primeiro curso não era o que eu esperava. Eu queria seguir Veterinária e depois percebi que o meu gosto pelos animais pode ser apenas um passatempo. Não me sentia com aptidões para a área. Gostar de animais só não chega, era muito nova e achava que isso era suficiente, e não é só isso.  
Qual é a diferença na motivação que sentes, entre este curso e o anterior?
É completamente diferente, primeiro em termos de grau de dificuldade, e identifico-me muito mais com este curso. O de Agro-pecuária era mais difícil porque não me identificava.
Em que é que consiste a área de Comunicação Organizacional?
Eu estou na área de Marketing. Dentro da área de Comunicação Organizacional, existe a vertente de Relações Públicas que consiste na organização de eventos e o Marketing tem a vertente de explorar a visão do consumidor, de ver as suas necessidades. É basicamente a comunicação dentro de uma empresa.
Antes de entrares para este curso, já te tinhas interessado pela área do Marketing?
Não, eu gostava de Marketing, mas nem sabia bem em que é que consistia, achava que tinha alguma criatividade mas só quando entrei no curso é que percebi o que era exactamente esta área.
Achas que existe muitos estudantes que tomam a decisão errada em relação ao curso, quando na faculdade?
Sim, eu acho que mais de 50% que entram na Universidade escolhem o curso errado, porque muitas vezes ainda não sabemos o que queremos fazer ou o que queremos ser no futuro.
Essas escolhas erradas, são reflexo da pouca divulgação de alguns cursos?
Sim, quando entramos no ensino secundário temos de escolher logo uma área com que nos identificamos, mas depois para entrar na Universidade, devia ser dada mais informação sobre os cursos que estão disponíveis e em que consistem.
Fazendo um percurso escolar normal, os estudantes entram na faculdade com 17/18 anos, é cedo para se tomar uma decisão sobre o futuro?
Acho muito cedo para tomar uma decisão tão importante, ainda mais quando existe tão pouca informação quando estamos no ensino secundário.
Neste momento sentes-te realizada neste curso? O que te vês a fazer de futuro?
Sim, sem dúvida sinto-me realizada neste curso. Vejo-me na área do Marketing, principalmente na área da Publicidade, que é das vertentes que mais me agradam. Por isso, gostava de ir para um departamento de Comunicação e Marketing.




Sem comentários:

Enviar um comentário