Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Entrevista a Cristina Aveiro: Defender direitos como forma de integrar


Em conversa com Cristina Aveiro, membro do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE) da Associação Académica de Coimbra (AAC), muitas foram as informações dadas não só sobre o GAPE mas também sobre toda a AAC e a sua Direcção Geral (DG/AAC).Uma tarde de conversa que deu para conhecer como os novos estudantes são integrados na vida académica e onde devem recorrer quando surgem problemas. A AAC está pronta a ajudar não só os novos os estudantes mas todos os que recorram a esta instituição.
Por Maria Inês Antunes. R2

POSTS DE PESCADA - O que oferece a AAC aos alunos de Coimbra?
CRISTINA AVEIRO - A AAC representa os estudantes de toda a Universidade de Coimbra na defesa dos seus direitos, na defesa de um ensino superior público, universal e de excelência. É constituída pela Assembleia Magna como órgão deliberativo máximo da AAC, Direcção Geral como órgão executivo da AAC, Conselho Fiscal como órgão de fiscalização e jurisdição da AAC, vinte e seis Núcleos de Estudantes, vinte e seis Secções Desportivas, dezasseis Secções Culturais e oito Organismos Autónomos.
Desde 1887 que a AAC se tornou num imprescindível aliado na formação de indivíduos conscientes e multidisciplinares prontos a assumir um papel preponderante na sociedade portuguesa, quer pela sua acção individual quer colectiva. É neste ambiente de procura permanente de conhecimento que entram os novos estudantes, pois só com esforço e dedicação se chega longe.

PP - Quais as formas de integrar os novos alunos nas actividades da AAC e quais são essas actividades?
CA - Acima de tudo é importante um contacto directo com o estudante através do diálogo. Para que a informação chegue a todas as pessoas a DG/AAC tem o pelouro da Comunicação e Imagem que reforça a ponte de ligação com o estudante. O pelouro de comunicação e imagem da Associação Académica funciona como a cara da AAC, sendo responsável por informar o estudante das várias actividades da direcção geral, secções e organismos autónomos assim como todo e qualquer evento relacionado com a academia.
A regulação do site da Académica, assim como das redes sociais, é também outro dos objectivos do pelouro assegurando assim toda a informação e posições políticas da AAC a todos os estudantes. Além disto, realiza actividades ligadas a áreas de interesse como comunicação, design, fotografia entre outras.
O Pelouro dos Núcleos da DG/AAC tem como função fundamental fazer a ligação entre a DG/AAC e os Núcleos de Estudantes das diferentes faculdades e departamentos, pois estes também são muito importantes na passagem de informação e na ligação entre DG/ AAC e o estudante.

PP  - Em que se pode ajudar esses novos alunos na integração?
CA - A Direcção Geral da Associação Académica é constituída por pelouros que tem funções especializadas para ajudar a integrar o estudante da Universidade de Coimbra, nomeadamente pelouro de Acção Social, Administração, Gabinete de Apoio ao Estudante, Cultura, Relações Externas, Relações internacionais, Intervenção Cívica e Ambiente, Desporto, Núcleos, Comunicação e Imagem, Política Educativa, Ligação aos Órgãos, Saídas Profissionais e Pedagogia.

PP - Qual é o objectivo dessa integração?
CA - Pretendemos apoiar, orientar e ajudar o novo estudante que chega a Coimbra de modo a que este se sinta bem nesta nova etapa da sua vida e que tenha o gosto de estudar em Coimbra.

PP - Por que razão foi criado este gabinete de apoio ao aluno?
CA - O GAPE tem como finalidade ser o elo de ligação e integração do estudante no mundo universitário, auxiliando-o tanto a nível pessoal como académico. Desta forma, pretendemos ser o primeiro contacto a quem o estudante deve recorrer, ajudando-o a ultrapassar eventuais dificuldades e obstáculos que poderá encontrar ao longo do seu percurso académico.

PP - Quais as actividades realizadas pelo GAPE?
CA - Foram já várias as actividades realizadas pelo GAPE para integração e formação de novos alunos como por exemplo o Colóquio Parlamentar sobre "Os Jovens, Álcool e Segurança Rodoviária", a Arruada do Dia dos Namorados, o concurso de fotografia - agenda do Caloiro 2011, Colaboração no projecto” Consumo de álcool dos jovens nas festividades académicas” do CNJ (GBP) ou o workshop de “Defesa Pessoal” com a secção de Judo. Temos também um protocolo com a Faculdade de Psicologia que investe em consultas de apoio psico-pedagógico para os alunos aos alunos e rastreios auditivos e visuais numa unidade móvel. O GAPE é também responsável pela elaboração da Agenda do Caloiro que funciona como um guia de orientação e integração no mundo académico, pela elaboração de um vídeo direccionado para a integração do estudante de Erasmus, com a colaboração da TVAAC e pela elaboração de uma banda desenhada, sendo esta uma estratégia para divulgar o pelouro bem como as competências que possui para auxiliar os estudantes da Universidade de Coimbra.

PP - São muitos os alunos que recorrem a este gabinete?
CA - Sim e pretendemos que a procura aumente ainda mais pois nós trabalhamos para o estudante e a pensar no estudante, auxiliando-o naquilo que necessita. No início deste ano, a AAC abriu um novo espaço para atendimento ao estudante que se situa no piso 0 da AAC, devido à grande procura pelos nossos serviços e apoio.

PP - Qual o aspecto em se destaca este gabinete de apoio para que os alunos recorram a ele?
CA - Apoiamos os estudantes na vertente social, cultural e psico-pedagógica. Há um dia específico para atendimento de estudantes de Erasmus, bem como para a provedoria do estudante, que é um organismo criado para zelar pelo respeito pelos direitos e interesses legítimos dos estudantes.
Ao longo dos séculos, a Universidade de Coimbra sempre se caracterizou por corresponder ao que deve ser uma instituição do Ensino Superior, um espaço de crescimento profissional mas, acima de tudo, um lugar de evolução pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário