Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entrevista a Núrio Ramos, estudante de Ciências do Desporto na Universidade de Coimbra

    “Praticar desporto só tem vantagens. Talvez a única desvantagem é perder tempo, mas esse tempo que se perde pode vir a ser recompensado em todos os aspectos”.
       Núrio Ramos é estudante de 2º ano em Ciências do desporto na Universidade de Coimbra. Desde que chegou à cidade dos estudantes que tem vindo a aprender inúmeros novos aspectos sobre o exercício físico.
      Entrevistado pelos Posts de Pescada, o estudante revelou desde logo a sua enorme paixão por esta área, principalmente pela área do futebol. Núrio explicou as vantagens que o exercício físico trás à saúde e de como este não deve ser ignorado.
      Com enormes expectativas na futura profissão, o estudante foi entrevistado num ambiente tranquilo junto ao rio Mondego, onde se pratica canoagem pelos estudantes de desporto.

 
Posts de Pescada: A partir de quando surgiu esta tua paixão pela área desportiva?
Núrio Ramos: Esta paixão pelo desporto surgiu desde sempre. Desde que nasci e desde que me lembro que sempre tive uma enorme paixão pelo desporto. Pratiquei futebol desde muito cedo, entre os meus cinco, seis anos. Na altura já jogava competitivamente em equipas oficiais e em campeonatos. Nessa idade já dormia com bolas de futebol nos pés da cama. Sempre fui um apaixonado por desporto, não só pelo futebol, mas por todas as áreas. Antes de ingressar na faculdade, Educação Física sempre foi a minha disciplina preferida (risos).
Posts de Pescada: Qual a razão que te levou a decidir que essa tua paixão seria para um futuro profissional?
Núrio Ramos: Seguir desporto foi algo que sempre me fascinou e foi sempre isto que eu sonhei seguir. Tenho o sonho de modificar algumas formas de actuar na área desportiva e pretendo ajudar pessoas com vidas sedentárias.
Posts de Pescada: Como estudante de desporto, qual a vertente dentro dessa área que pretendes seguir?
Núrio Ramos: Isto não está fácil, mas eu continuo a dizer que para os melhores há sempre lugar. Gostava de seguir a área de ensino. Pretendo tirar mestrado em ensino, para que venha a dar aulas nas escolas do ensino secundário e do ensino básico. Mais tarde gostaria de ser treinador de uma equipa de futebol.
Posts de Pescada: Qual o principal conselho que dás a futuros estudantes de desporto?
Núrio Ramos: Se gostarem mesmo desta área, esforcem-se por a seguir. Quem é bom naquilo que faz, conseguirá ter algum êxito. O desporto é uma área muito apaixonante. Têm principalmente de gostar daquilo que fazem, como em qualquer curso.

Posts de Pescada: O que te levou a escolher a universidade de Coimbra como o sitio para estudares?
Núrio Ramos: Na altura em que me candidatei ao ensino superior, estava um pouco indeciso entre a Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra. Acabei por optar por Coimbra, devido a vários factores. Em Coimbra já conhecia algumas pessoas que cá estudavam e a faculdade chamou-me a atenção, quando vim visitar a cidade. Além disso, Coimbra é uma cidade com uma tradição estudantil muito forte.
Posts de Pescada: Neste último ano em que estudas em Coimbra, o que consideras que mais aprendeste dentro da tua área?
Núrio Ramos: Isso é um pouco complicado, tendo em conta que só estou agora no segundo ano. No entanto, no primeiro ano tive muitas disciplinas relacionadas com a anatomia, a fisiologia e aprendi muito sobre as estruturas do corpo humano. Tive também muitas disciplinas práticas, em que pude começar a preparar a formas de ensinar em andebol, basket, futebol e em muitas outras modalidades que me agradaram muito.
Posts de Pescada: Como futuro profissional da área desportiva, o que julgas serem as principais  vantagens na prática do exercício físico?
Núrio Ramos: Praticar desporto só tem vantagens. Talvez a única desvantagem é perder tempo, mas esse tempo que se perde pode vir a ser recompensado em todos os aspectos. Praticar desporto é muito positivo para a saúde, porque queimamos muitas calorias e mantemos uma vida saudável em todos os aspectos. O desporto é fundamental para uma vida longínqua.
Posts de Pescada: Para as pessoas com uma vida sedentária, qual julgas ser a melhor forma de as motivar a praticarem desporto?
Núrio Ramos: O principal ponto motivador é estas pessoas perceberem que assim se irão sentir melhor com elas próprias e que praticar desporto só as irá ajudar a manterem uma vida saudável.
Posts de Pescada: O que julgas que falta em Portugal para um maior desenvolvimento da área desportiva?
Núrio Ramos: Falta mais verbas para projectos desportivos. Assim é muito complicado para o desenvolvimento da área, até mesmo da área científica. Penso que o estado poderia incentivar mais a actividade física com formações mais específicas na área do desporto e com uma maior publicidade das actividades que se realizam.
Posts de Pescada: O que melhorarias no ensino do desporto?
Núrio Ramos: Isso é um pouco relativo, até porque estou agora no segundo ano. Ainda não tenho bem a percepção de como é a vida num ginásio e numa escola, apesar de já lá ter passado. No entanto, talvez as instalações e a forma de ensinar poderiam ser melhoradas em algumas faculdades.
Posts de Pescada: Qual julgas que é a principal característica que um professor de educação física deve possuir?
Núrio Ramos: Deve ser acima de tudo, um grande apaixonado por desporto. Deve gostar de ensinar e de querer o bem das pessoas. Deve ser também um líder, quer na aplicação dos exercícios, como na escolha deles. Para além de tudo, como em todas as profissões, deve gostar muito daquilo que faz.

                                                                                                  Por Ana Pombo, R2

Sem comentários:

Enviar um comentário