Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Foto-reportagem: Treinar a vocação a pensar no futuro

Por Maria Inês Antunes, R2

Todos os anos, muitos são os estudantes que entram no ensino superior em busca de uma carreira na área de Comunicação Social nas suas diferentes vertentes. Uma grande percentagem desses estudantes procuram aprender não só como se comportar em frente às câmaras de filmar mas também como lidar atrás delas.

Os estabelecimentos de ensino procuram oferecer aos seus alunos uma formação na área que procuram, dando-lhes a oportunidade de conhecer, aprender e treinar com os equipamentos que irão ser, para muitos, os seus instrumentos de trabalho na formação da sua carreira. 

A Escola Superior de Educação de Coimbra é um dos exemplos de estabelecimentos que oferece aos seus alunos um espaço onde encontram aparelhos de tratamento de imagem, aparelhos de gravação de vídeo e áudio bem como um estúdio de gravação e régie. Desta forma, os alunos ganham desde a sua formação uma maior experiência de trabalho em áreas como a realização e produção televisiva.



 Estúdio de trabalho para aulas práticas do curso de Comunicação Social  e gravação do programa ESEC TV.

 Régie onde é tratada e organizada a imagem e som que são captados no estúdio.

 Câmaras de gravação do estúdio.
 Focos de iluminação que dão à imagem filmada uma melhor qualidade consoante a sua intensidade.
 Aparelho de gravação da imagem e som para posterior edição.

 Organização do estúdio para simulação de gravação de um programa televisivo. As peças do estúdio (plano de fundo e mobiliário) é organizado e consoante o tipo de programa que vai ser filmado e o gosto dos alunos que criaram o programa que vai ser filmado.

 Ajuste de câmaras às personagens e criação de primeiros planos de filmagem.


 Filmagem do programa com alunos em todas as posições de trabalho possíveis (frente das câmaras, atrás das câmaras e na régie).

Na régie,  os alunos decidem os planos a utilizar na filmagem e qual a câmara que deve filmar, tendo completo controlo sobre o que é gravado e comunicando com os operadores de câmara.


Sem comentários:

Enviar um comentário