Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Natação Sincronizada, ''a magia da água''


          É um desporto aquático relativamente novo, pois as suas origens remontam para o início do século XX. É uma actividade que combina a arte de dançar e os movimentos da ginástica rítmica. As equipas, normalmente, são formadas por oito elementos que executam uma coreografia sincronizada e acompanhada por música. As rotinas sincronizadas podem ser apresentadas por solos, duetos, trios ou quartetos. É um desporto que exige não só resistência, habilidade e elasticidade, sincronização e respiração, mas também muitas horas de treino.
          A primeira exibição ocorreu em 1952 nos Jogos Olímpicos. Contudo, a natação sincronizada só foi considerada, oficialmente, um desporto olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão.
          No 14º Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos que decorreu em Julho de 2011, várias equipas de natação sincronizada competiram em Shanghai, na China no estádio ‘’Oriental Sport Centre’’. A competição de natação sincronizada dispotou-se entre 16 e 23 de Julho. No último dia, 23 de Julho, os prémios foram atribuídos de acordo com a pontuação das coreografias realizadas. A equipa russa alcançou os 98,620 pontos, onde arrecadou o 1º lugar com a medalha de ouro, seguida da China (96,580 pontos) e da Espanha (96,150 pontos) com as medalhas de prata e bronze, respectivamente. A equipa russa considerada a melhor equipa de natação sincronizada mundial contou com a presença da rainha deste desporto, Natalia Ishchenko. Uma das melhores atletas deste desporto aquático.

                                                                  Fotogaleria


                                                   Fig.1 - Coreografia da equipa russa


                                                             Fig.2 - Natalia Ishchenko


                                                               Fig. 3 - Equipa Chinesa

                                                               Fig. 4 - Equipa Espanhola

Fonte da fotogaleria: site oficial do 14º Campeonato Mundial dos Desportos Aquáticos em Shanghai


         A natação sincronizada é um desporto que envolve a magia, acrobacias e o insperado.


Mariana
R2

Sem comentários:

Enviar um comentário