sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Perfil de Maria Elisa Rogado Contente Domingues


                                                                                                               Mariana R2

       Maria Elisa Rogado Contente Domingues, jornalista e apresentadora de televisão, nasceu a 4 Junho de 1950 na capital. Frequentou o curso de Medicina até o 2º ano de Universidade, e um curso de actriz no Conservatório até ao penúltimo ano.
      Maria Elisa é um ícone português, porque foi a primeira mulher a apresentar telejornais e a fazer entrevistas sobre a política, em Portugal. A televisão é o seu habitat natural.
      A ‘’senhora televisão’’, como todos a tratam, exerceu importantes funções como a fundação do Teatro da Comuna, foi deputada independente eleita pelo PSD, assesora da Primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo e do Diogo Freitas do Amaral, dirigiu a Marie Claire e, também foi a cara da Interrupção Voluntária da Gravidez. Além disso, esteve responsável pelo projecto da TV1 e superintendeu programas da RTP e da SIC.
     Logo após à Revolução dos Cravos surgiu-lhe a oportunidade de apresentar o ‘’Telejornal’’da RTP. Foi a primeira mulher locutora de Portugal. Especializou-se na área de informação, nomeadamente no género jornalístico como a Entrevista, tendo interrogado importantes entidades como o antifo presidente francês François Mitterrand, a antiga primeiro-ministro britânica Margaret Thatcher e a escritora Isabel Allende.
     Tardiamente, Maria Elisa, passou pelo canal Sic. Todavia, regressou rapidamente à RTP por não se identificar com o canal privado, de onde saiu antes de este começar a emitir.
     Em 2000, a carreira de Maria Elisa deu uma reviravolta, quando aceitou apresentar um concurso, "Quem Quer ser Milionário?". Contudo, a experiência de apresentar este tipo de programa de entretenimento não durou assim tanto tempo e, então, tornou a ser locutora de programas de informação.
     Maria Elisa nos seus tempos de deputada esteve envolvida numa série de polémicas com a Comissão Parlamentar de Ética e com a RTP. Dias depois, Maria Elisa viria a suspender o seu mandato como deputada e  renunciou o seu mandato de deputado para aceitar o cargo de conselheira cultural na Embaixada de Portugal em Londres.
     Em 2006 regressa novamente a Portugal e ao ecrã televisivo com o programa "Os Grandes Portugueses", emitido pela RTP 1, baseado no programa homólogo inglês de BBC "100 Greatest Britons".
     Actualmente está na apresentação de Serviço de Saúde desde o ano de 2009.




                                                                                                                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário