Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alcácer do Sal: Descanso Mais- Que- Perfeito

Num momento em que a crise se instala como um pesadelo nas nossas vidas, nada como respirar fundo e passar uns dias na pausa tranquila do Alentejo.




Uns dias podem ser um simples fim-de-semana, porque há destinos que merecem ser visitados.

Algures no Alentejo, quase junto à Costa, uma pequena cidade em tempos conquistada pelos Mouros, é o cenário perfeito para disfrutar de uma pausa do stresse e se dedicar ao que é mais puro e natural. Conhecida pelo arroz, pelas cegonhas que recebem quem chega e pelas salinas, Alcácer é isto e muito mais.












Durante anos Alcácer foi guardada pela muralha do Castelo, que manteve a cidade em tantas batalhas. As escavações feitas perto do Castelo e por baixo da Pousada D. Afonso II revelam vestígios que remontam ao século VI a.C, assim como estruturas do período Romano e da Idade do Ferro.


O Convento S. Francisco, designado também Igreja de Santo António ou Capela das Onze Mil Virgens foi fundada no séc. XVI, por Fernão Martins Mascarenhas e Pedro Mascarenhas e pertenceu à Ordem Franciscana. Ficou bastante arruinada depois do terramoto de 1755 e sofreu profundas obras. Era pois, um convento de franciscanos. Actualmente, é revestida a Azulejos, é ainda de admirar a talha dourada, os seus altares, bem como a escadaria em mármore, que dá acesso ao segundo piso.



Por todo o lado se inspira a natureza e o ar puro dominate na cidade. Os parques da cidade, locais ideais para passear e ver o plano geral de Alcácer, oferecem-nos vistas únicas e uma paz inconfundível. São óptimos locais para quem procure um passeio de domingo, acompanhado pelo chilrear dos pássaros, ou onde se pode também ver os peixes que vagueiam pelo lago.


Para os mais novos que tencionem aproveitar o seu tempo  com actividades mais radicais, o skate parque junto ao rio é também uma óptima proposta.

A barragem do Pego do Altar atrai todos os fins-de-semana inúmeros visitantes que prentendem observar a essência da natureza e disfrutar da sua calma.


Perto dos Alcacerenses temos as praias da Comporta e Tróia, assim como o Casino Tróia. A

Num instante se chega a Domingo e, por isso, no concelho de Alcácer do Sal “é dia de pesagens na herdade”. A segunda temporada do programa Peso Pesado, tal como a primeira, está a ser gravada em Alcácer do Sal.


Mara Rodrigues
R1

Sem comentários:

Enviar um comentário