Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Festival da Música de Coimbra traz cultura à cidade


Até 7 de Dezembro, músicos portugueses exibem o seu trabalho, na cidade dos estudantes. Graças ao Festival da Música de Coimbra, a veia musical da cidade acaba por envolver os habitantes de toda a região centro.

Este festival – FESMUC-, para além de mostrar os trabalhos originais de vários autores portugueses, tem como objectivo festejar os 200 anos do nascimento de Liszt, compositor e pianista do Romantismo.

 O FESMUC, dirigido pelo maestro Augusto Mesquita, pretende-se afirmar como um festival dedicado a toda a região e não apenas à cidade de Coimbra. Para além da dedicatória ao pianista Franz Liszt, o festival pretende celebrar a criação do Orfeão Académico de Coimbra, bem como os 650 anos da trasladação de Inês de Castro para Alcobaça.

São vários os locais onde os vários habitantes da região poderão assistir aos concertos: o Teatro Académico de Gil Vicente, o Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, e a Biblioteca Joanina.

Para os apreciadores da música de Liszt, no dia 24 de Novembro terão a oportunidade de ouvir o recital de piano executado por Paulo Oliveira. O recital, “200 Anos do nascimento de Liszt”, baseia-se na obra do consagrado pianista e de vários seguidores do mesmo, como por exemplo Busoni, Sgambati, Vianna da Mota e Rosenthal. Paulo Oliveira nasceu em 1979 em Vila do Conde e é um dos pianistas mais distintos da sua geração. Não só a nível nacional, mas também a nível internacional, recebeu vários prémios destacando-se no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta”.

Constituído por 18 espectáculos, quase todos de entrada livre, o festival espera chamar toda a região de Coimbra para assistir e desfrutar do ambiente cultural existente. Segundo o maestro, as apresentações são dedicadas a “um público que vai desde o mais exigente até quase pessoas que não gostam de música", é por isso um festival que vale a pena incluir na agenda.


Inês Silva, redacção 1
Fotografia: www.cienciapt.net

Sem comentários:

Enviar um comentário