Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

It's Echo-Logic


v ZMAR ECO CAMPING RESORT &; SPA

IT’S ECHO-LOGIC

             
  A bússula mercava Sul e o relógio umas tardias 23 horas de sexta-feira, dia vinte um de Outubro. Chegados à enorme e acolhedora recepção do Zmar foi hora de descobrir tudo o que o Eco Camping Resort & Spa tinha para nos mostrar. Tínhamos chegado à apenas dez minutos e já se instaurava o clima pensativo de quem lamenta que tamanha beleza seja vislumbrada em apenas dois dias. O tempo será escasso, mas este será um fim-de-semana completamente diferente, revolucionário, direi. Cinco estrelas que esperam os hóspedes deste resort na Zambujeira. E se se assustou com a designação do parque de campismo, fique para se informar até ao fim. O Zmar preenche os requisitos de qualquer idade: seja criança que brince no parque de diversões, ou que passeie pelo parque de bicicleta, sejam adultos que aproveitem a piscina exterior ou a zpa, ou então ambos que aproveitem a piscina interior de ondas, localizada junto ao ginásio. Estes são apenas alguns dos cenários que temos oportunidade de presenciar no Zmar. Para além destes, há ainda outras opções igualmente saudáveis como o arborismo, um percurso com doze pontes aéreas e três slides, os circuitos de btt, ou os percursos pedestres. Tudo boas opções.


Em cima: Arborismo; em baixo: Piscina Coberta de Ondas

                                                                                                                                   

              
O Paraíso Ecológico
               Mas hoje o que nos trouxe aqui foi um evento especial – It’s Echologic Too. O conjunto de artistas que a Madame respresenta, juntamente com o Resort Zmar deram iníco em Fevereiro a um fim-de-semana que convidava todos aqueles que gostassem de se divertir, nunca esquecendo a nossa responsabilidade ecológica neste mundo. A segunda edição do evento repete-se agora e nós cá estamos para o descobrir. Chegados pelas tardias 23 horas é agora tempo de relaxar, pousar as malas e aproveitar toda a harmonia que o Zmar e os nossos Zchalets têm para nos oferecer. É um modesto chalet de madeira com dois ou três quatros, destinado a quatro ou cinco pessoas com todas as comodidades que teríamos em nossas casas. Ao fundo já se ouve o barulho vindo da festa que se realiza no restaurante – os dj João Jacob e João Maria. Foi a noite mais curta dadas as horas a que chegámos e o cansaço que se fazia sentir por força da semana que passou.


Vista Zmar
               Desporto e Música – A combinação Perfeita

               Sábado de manhã, depois da alvorada é altura de descobrir o parque. O calor que se faz sentir convida-nos a um passeio a pé pela enorme piscina, ao som de Mary B. Um fantástico quadro desenhado: em grande plano uma mata enorme e verde; mais próximo, a relva povoada por uma casinha pequenina; e mais perto, duas piscinas, uma delas habitada por peixes de várias espécies. Nas nossas costas algo semelhante a umas docas ocupadas pelo restaurante, o Zinfo, o supermercado, tudo o que pode ser útil a quem visita o Resort. A manhã foi ocupada também por uma actividade englobada no fim-de-semana, o Swap Market: a troca de roupas que já não usamos. Algo tão simples como “Eu já não uso estes ténis, mas adoro essa tua camisola, trocamos?”. As roupas não trocadas serão enviadas depois à TAIPA. Vistadas as “docas” seguimos em direcção à zona de tendas, dos alvéolos e mais uma vez uma mata enorme acompanha as nossas costas e o nosso horizonte. É agora altura de levantar as cinco bicicletas (o Zmar, neste evento, oferece cinco bicicletas a quem trouxer o carro com cinco pessoas) e fazer o mesmo percurso agora de forma mais rápida. Famintos é hora de atacar o caseiro almoço, que antecede o arborismo, com um custo extra de cinco euros. Quarenta e cinco minutos de pura diversão e recheados de vistas quase mágicas. Do cimo das cordas suspensas onde nos encontramos podemos observar uma Natureza pura, extensiva e quase indescritível. Seguidamente é altura de nos deliciarmos nos vinte e oito graus da piscina interior, de ondas; e nos quinze graus da piscina exterior, onde nos limitamos a molhar os joelhos.             
Blasted U
               À noite a diversão foi acompanhada pelo dj italiano Henriq. O auge da noite foi a ao som do novo live act da banda BlastedMechanism – Blast U, um concerto em que o conjunto de artistas se mostra sem adereços cénicos. Aqui a energia e a dinâmica mistura rock (por Valdjiu), electrónica (por Ary) e tribalismo (por Winga), um místo que encheu a tenda como até então não tinha enchido. A banda totalmente integrada na noite deliciava-se alternando a sua música entre os instrumentos alternativos de percursão e cordas e o dj que mixava as músicas já conhecidas do grupo, pelo álbum Mind at Large. Entre o mix e a percursão, Ary interagia com o público através das sábias palavras passadas pelo filósofo Agositnho da Silva “Com o pé no chão e com a cabeça no coração”. Assim se viva a música do grupo Blasted Mechanism. Seguidamente é a vez de Stereo Addiction que entraram com a mesma garra e com a mesma luta para conquistar o público que aderiu sem arrependimentos. A longa noite foi marcada pelo espírito, pela música e pela motivação que trouxe todos aqui: afinal são oitenta hectares para aproveitarmos todos juntos. A aventura começou nesta noite, onde se encaixaria perfeitamente a frase tão conhecida “Traz outro amigo também”.

               Pequenos Luxos
               O Domingo começou com uma alvorada cansada e tardia. O grupo levantou-se forçosamente para se dirigir ao brunch de despedida, oferecido pelo Eco Camping, onde não faltava nada. Desde pão, bolos, compotas, sumo de laranja natural, leite, café e o perfeito almoço americano com os ovos mexidos, as salsichas e o bacon.
               Foi um fim-de-semana de muitas descobertas. Entre as dicas ecológicas do Eco Camping Resort (organiza boleias!, reutiliza o mesmo copo durante toda a noite, não deites beatas para o chão), parece que todos os que participaram e aderiram à festa, juntaram a estas dicas outras, tais como: faz novas amizades, ouve boa música, olha a tua volta e enjoy!  O ambiente amistoso e sem descriminações de qualquer tipo levou a que disfrutássemos de um fim-de-semana muito diferente, pouco monótono, com um excelente conceito de base e acessível a muita gente – Um Ecofim-de-semana com Eco-Custos – um evento corajoso, que concerteza se repetirá.

               Mara Rodrigues
R1

Sem comentários:

Enviar um comentário