Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Foto-Reportagem: "Olhos Que Ouvem, Mãos Que Falam"

Desde 1997 que a Língua Gestual Portuguesa passou a ser considerada uma das línguas oficiais de Portugal. A partir daí, começou a comemorar-se o Dia Nacional de LGP a 15 de Novembro. 
Este ano, na ESEC, o dia foi assinalado com uma exposição organizada pelos alunos do 1º ano de Arte e Design e pelos alunos do 3º ano de Língua Gestual Portuguesa.
A iniciativa comemorativa realiza-se em parceria com o Centro de Documentação e Informação da ESEC. A exposição está na escola de 15 a 22 de Novembro, mãos e símbolos linguísticos são os elementos mais representados.






Num mundo de diferenças luta-se por uma linguagem universal e por um entendimento comum. As diferenças não são necessariamente uma limitação; a aprendizagem, a adaptação e a integração são, contudo, etapas fundamentais para se obter uma "harmonia comunicacional". 






O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa foi criado para o reconhecimento e protecção da LGP e para a defesa dos direitos das pessoas surdas. 




Aprender Língua Gestual Portuguesa é como aprender uma nova língua, como o inglês ou o francês. Comunicar com um surdo através da LGP é viver a sua realidade, é abdicar da fala para se dar com o outro.





A exposição apela, através de conteúdos manuais e artísticos, a uma maior sensibilidade para com as pessoas que necessitam das mãos para falar ao coração dos outros.

Na próxima terça-feira, último dia da exposição, terá lugar na ESEC mais uma palestra integrada no Ciclo de Conferencias IECE dedicada ao curso de LGP, organizada pela Associação de Estudantes da ESEC.

Por Paula Cabaço e Tiago Rentes - R2

Sem comentários:

Enviar um comentário