A animação sempre foi e será uma das
áreas mais desvalorizadas e estereotipadas do cinema e, enquanto apaixonado por
esta arte, sinto-me obrigado a esclarecer alguns aspectos que, pessoalmente, me
parecem absolutamente errados.
Sketch de A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001) |
Primeiro, é importante deixar claro
que o cinema de animação não pode ser considerado um género, se assim fosse,
teríamos de considerar os filmes de imagem real, os live-action, como
tal. A vantagem de atribuir um género a um filme é permitir-nos, de antemão,
criar uma ideia daquilo a que assistiremos. Ora, tal como no caso de um filme
de imagem real, o conceito de filme de animação não nos comunica previamente o
que esperar da película em questão, daí a importância de especificidade,
permitindo seleccionar o conteúdo que nos é mais aprazível. Longe de ser um
género, é uma vertente, uma variação do cinema. Mas, mais do que isso, “a
animação não é um género, é uma forma de arte” (Brad Bird).
A grande dádiva da animação é a possibilidade
de transportar para a tela tudo aquilo que seria impensável no mundo real. Este
meio permite que, recorrendo a um lápis e a uma folha de papel, acompanhados
pelo mínimo de criatividade, possamos conceber o que quer que atravesse a nossa
imaginação. É certo que, actualmente, o avanço tecnológico nos permite
conciliar um mundo fantasioso não palpável com a nossa realidade, mas a
animação ganha na medida em que ostenta harmonia e consistência naquilo que
apresenta, descredibilizando a técnica básica do actor frente à tela verde, com
um cenário digital por vezes sofrível aos nossos olhos.
A concepção de animação comportada
pela sociedade norte-americana durante os anos 30, ao surgir, por parte de Walt
Disney, a ideia de lançar a primeira longa-metragem de animação da História, numa
era em que se pensava que apenas a fórmulas das curtas de poucos minutos resultava,
parece não ter sido totalmente ofuscada a nível global pelo imprevisível sucesso de Branca
de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937) e dos
sucessivos clássicos da que se tornou uma das maiores companhias à escala
mundial. Ainda hoje, um filme de animação é frequentemente visto como sinónimo
de fracasso e de ausência de qualidade, antes sequer de ser concebido. A par
deste “pré-conceito”, a animação parece estar única e exclusivamente dirigida a
um público infantil, o que não poderia ser mais errado. O facto de nos termos acostumado
a assistir a filmes coloridos e com um final feliz desde os primórdios da
animação não faz destes necessariamente dirigidos uma determinada faixa etária
e fazê-lo é inferiorizar a condição de ser criança. Se a lição de moral
usualmente inserida nos filmes de animação a que nos habituámos é importante à
formação da criança enquanto indivíduo consciente, não menos importante é para
o adulto, lembrando que existem princípios éticos que os mais velhos tendem a
esquecer – ou fazem por isso – e prova que, afinal de contas, existe maturidade
no que toca à animação. Se mais provas de que a animação não se restringe a uma
limitada faixa etária forem necessárias, basta referir o nome de Hayao
Miyazaki, mestre da animação japonesa – o anime – responsável por
inúmeras obras de arte cinematográficas. Miyazaki mostra que é tão capaz de
criar encantadores contos fantasiosos como Totoro (Tonari no Totoro,
1988), como de conceber memoráveis épicos ilustrados com sangue e decapitações como
é exemplo Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997).
Tiago Mota
Redacção 1
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