Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Perfil de Quim Barreiros: um ícone da Latada de Coimbra



Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros, mais conhecido como Quim Barreiros, nasceu em Vila Praia de Âncora, no distrito de Viana do Castelo, a 19 de Junho de 1947 e é hoje um dos cantores populares portugueses com maior sucesso a nível nacional e internacional.

Conhecido pelo seu acordeão e pelas suas letras de duplo sentido, a chamada música pimba, Quim
Barreiros tornou-se num artista mundialmente conhecido e muito requisitado para todo o tipo de festas e eventos.

No entanto, tudo começou aos 8 anos quando começou a ter aulas de acordeão. Aos 9 anos já tocava bateria no conjunto musical do seu pai (Conjunto Alegria), onde se manteve até aos seus 20 anos. Em 1968 iniciou o seu serviço militar na Força Aérea Portuguesa, onde se tornou músico militar. Foi aí que teve a oportunidade de actuar nas principais casas de Fado e Restaurantes Típicos.

Em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, lançou o seu primeiro disco tocando acordeão e folclore minhoto.

A partir daí sua fama começou a estender-se primeiramente ao Brasil e à Galiza e, actualmente, já conta no seu currículo com actuações em quase todos os países onde existem comunidades de portugueses como Canadá, E.U.A, Venezuela, Brasil, África do Sul, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suíça entre outros.

Músicas como A Cabritinha, Bacalhau à Portuguesa, e a Garagem da Vizinha são alguns dos seus muitos e grandes êxitos que tornaram também Quim Barreiros num ícone de todas as festas académicas espalhadas pelo país.

No caso mais preciso de Coimbra, a Latada e a Queima têm “obrigatoriamente” que ter a sua presença.



 
Fábio Aguiar
Redacção 1

Sem comentários:

Enviar um comentário