sábado, 3 de dezembro de 2011

Ciclo de Cinema «De Casa em Casa»





Foram três semanas que levou estudantes, e não só, a percorrer repúblicas de Coimbra para ver o Ciclo de Cinema «De Casa em Casa».


Para promover um maior envolvimento com a cidade e os estudantes, cinco repúblicas estudantis, abriram as portas de suas casas para abrigar um projecto cheio de cultura  e muitas pipocas.
Em trabalho conjunto entres as várias «casas», a Real República do Bota-Abaixo, a República Dos Inkas, a Real República Baco, a República Solar do Kuarenta e a Real República Rás-Te-Parta, entre 13 de Novembro e 2 de Dezembro, as semanas respectivas em três temas. 


Sendo assim a primeira semana ficou como o tema “Em Tempo de Guerra, Qualquer Buraco é Trincheira” que contou com vários  filmes conhecidos, entre eles o Land and Freedom de 1995 que trata a Revolução Espnhola e Hustle and Flow de 2005.

Nem o Pai Morre, Nem a Gente Almoça”, foi o tema da segunda semana que contou com a projecção de dramas como 12 Angry Men de 1957 com actores como Henry Fonda e John Savoca. Em sinopse trata-se de um julgamento de um porto-riquenho que parece ter matado o próprio pai e dos diferentes juízos de valor feitos ao longo da história até ao julgamento final.

Por fim, a terceira semana ficou intitulada com o famoso provérbio “Para Grandes Males, Grandes Remédios”. Entre mais de cinco filmes dessa semana, o filme Hard Candy com a jovemactriz Ellen Page e a curta cheia de comédia 25 Ways to Quit Smoking de 1989 que retrata o desespero de Bill Plympton para acabar com o seu grande vicio: fumar.


Um filme por dia ao longo de três semanas, entrada grátis, com direito a chá, pipoca, vinho e claro, convívio. É certamente um dos momentos altos dos finais de ano em Coimbra, onde estudantes, principalmente caloiros, podem conhecer a cidade e novas caras, de república a república e ao mesmo tempo, aumentar o seu conhecimento cinematográfico.  



(Clique nas imagens para ver a programação detalhada de cada semana)


Vanessa Sofia. R2


Sem comentários:

Enviar um comentário