Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Enquanto uns se divertem, outros trabalham


São inúmeros os casos de quem compra um espaço num recinto para fazer negócio. Outros tantos fazem de seguranças, outros trabalham na organização e outros mais vão fazer reportagem desse evento.



A verdade é que enquanto uns festejam a vinda para Coimbra, o recém baptismo, o facto de serem caloiros, terem baptizado ou simplesmente ouvir alguns dos seus artistas favoritos, há muita gente que quando vai a um festival do género como a Festa das Latas e Imposição das Insígnias, vai, mas é para trabalhar.

Uns vêem como uma forma rápida de ganhar dinheiro, de ganhar experiência e outros como uma forma de ir a um festival sem pagar. Às vezes chega a ser pelo voluntariado a única forma de entrar num festival, já esgotado, sem pagar. No entanto, quem estiver com ideias disso, não pense que seja assim tão fácil. Temos de ter responsabilidade pelo nosso motivo ao qual estamos ali em trabalho, pois há uma marca ou pessoas envolvidas a depender desse mesmo.

No entanto não deixa de ser mesmo uma boa forma de aproveitar o som que saem das tendas e ganhar uns trocos.
No meu caso, fui como repórter. Tinha como função assistir aos concertos e depois transcrever para um site o que aconteceu durante essas horas. Entrei mais cedo e saio mais cedo também, pois no dia seguinte tenho o dever de, não só comparecer às aulas, mas de escrever tudo o que anotei e publicar no site, a tempo.

O motivo para aceitar este trabalho foi simples: queria adquirir alguma experiência em reportagens do género pois nunca antes tinha feito este tipo de trabalho.
Meu trabalho foi cumprido. Pequenos erros à parte a experiência que queria adquirir, tenho-a agora apesar de ainda estar muito em bruto.
Também tive direito a conferências de imprensa com as bandas e balcão especial de imprensa, mas nada se compara com o facto de ver o meu esforço ser compensado: foi um dos sites portugueses mais visitados por parte de quem queria ter mais informação sobre a tão tradicional Festa das Latas coimbrã.

Por alguns trocos ou para adquirir experiencia, quem quiser há sites especializados para voluntariado do género. Por exemplo, o site Festivais tem um tópico no seu fórum dedicado a isso.
Para mais informações: Festivais de Verão 2011


Vanessa R2

Sem comentários:

Enviar um comentário