A dona do mais famoso
motor de busca lança loja de música na internet, o que significa uma batalha
entre esta, o iTunes, da Apple, e a Amazon.
por Paulo Bastos,
Redacção 1
Chegou, no mês
passado, a nova plataforma de venda, armazenamento e gestão de música da Google, a Google Music. Esta loja online
de música, apenas disponível, por enquanto, nos EUA, foi apresentada em Los
Angeles, no dia 16 de Novembro, e contou com uma transmissão online no YouTube.
Isto significa para
a Apple, que possui a sua loja online de música – iTunes – desde 2003, uma feroz concorrência, já que o serviço da Google Music está disponível na
plataforma Android Market – segundo um
estudo da Gartner, metade dos smarthphones vendidos entre Julho e
Setembro deste ano vêm equipados com o sistema Android, o que traduz cerca de 60 milhões de aparelhos com este
sistema – e o iTunes representa
apenas 15% da quota do mercado.
A Google já conseguiu parceria com alguma
editoras, como a Sony Entertainment, EMI,
Universal e Vivendi, e
disponibiliza, segundo a BBC, mais de
10 milhões de músicas. As bandas Coldplay
e Rolling Stones mencionaram a
possível disponibilização de faixas únicas na Google Music.
A agência Bloomberg avançou que cada música poderá
custar entre 99 cêntimos de dólar e 1,29 dólares, valores próximos dos que são praticados
pelo iTunes.
A Google continua, assim, a expandir os
seus negócios através de várias áreas e a disponibilizar conteúdos que
estimulam a compra de dispositivos móveis com o sistema Android. A loja de música da Google
oferece também vantagens aos utilizadores da rede social Google +, pois permite a partilha da música do utilizador com os
seus “círculos”, que a podem ouvir sem pagar qualquer custo adicional, o que
pode constituir uma preocupação ao Facebook.
No entanto, algumas
editoras permanecem hesitantes em fazer acordo com a Google, caso da Warner
que, segundo o jornal The Wall Street
Journal, considera que a Google e
o YouTube têm falhado no combate à
pirataria do sector musical.
Fontes:
http://economico.sapo.pt/
http://p3.publico.pt/
http://www.espalhafactos.com/
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