sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Igreja Moderna



 A igreja Católica, tão rígida e inflexível, que sempre habituou-nos à instalações clássicas, tradicionais e sóbrias, mostrou-se muito moderna e actual na última semana ao inaugurar uma igreja com uma arquitectura bastante arrojada, completamente diferente daquilo a que é habitual. Foi inaugurada a nova igreja do Restelo pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, esta inauguração aconteceu mesmo com a obra inacabada porque tinha de ser no dia do seu padroeiro, São francisco Xavier.

Já lá vão 21 anos desde que o sonho nasceu até ao dia da inauguração. Esta obra foi fortemente marcada pela polémica do projectodo arquiteto Troufa Real, que é baseado na obra de São Francisco Xavier para conceber uma forma de caravela, com cores bastante fortes, inspiradas nas bandeiras de Portugal e Índia, e uma torre de 108 metros, que definiriam o ponto mais alto de Lisboa, a fazer lembrar um mirante.

O projecto está concluido em parte, foi erguida a igreja propriamente dita e a casa paroquial, faltando ainda a construção da torre, do centro social e a colocação de cornuscópias junto ao corpo principal em forma de caravela.

Por Elma Magaia, R1

Sem comentários:

Enviar um comentário