Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conferências IECE – Comunicação Social

Integrada no ciclo de conferências IECE 2012, realizou-se mais uma conferência de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra, no dia 20 de novembro. O painel foi constituído pelos oradores Nelson Mateus, Rui Pedro Braz e Alexandre Gamela.
Nelson Mateus, jornalista freelancer da SIC, referenciou as mudanças nos meios de comunicação social nas últimas décadas e perspetivou um futuro mais positivo do que é atualmente anunciado a nível profissional. Salientou ainda os aspetos mais práticos no quotidiano da profissão e alertou que “o maior património de um jornalista é o nome”.
Alexandre Gamela, produtor de conteúdos on-line e multimédia, sublinhou que o on-line já é uma ferramenta do presente e não do futuro. Referiu ainda que “o on-line implica uma atitude pró-ativa”.
Por fim, Rui Pedro Braz, comentador desportivo na TVI, defendeu a importância noticiosa da área do desporto, citando o Nobel da Literatura 2010, Mario Vargas Llosa, “estudantes de literatura do mundo inteiro leiam as páginas desportivas”. O orador criticou alguns programas televisivos de convidarem profissionais não especializados na área do futebol para comentarem a atualidade futebolística.
Após as participações, houve lugar para um debate que se debruçou sobre a reinvenção do jornalismo e da resistência por parte de alguns profissionais em se adaptarem às novas tecnologias.
 
 

 
 
por: Patrícia Gomes, Daniela Gonçalves e Sónia Miguel
 
*Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
 

Sem comentários:

Enviar um comentário