Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

“A Igreja na inquisição da opinião pública”

Auto-de-Fé: A Igreja na Inquisição da Opinião Pública
Capa do livro
"AUTO-DE-FÉ"
 
O espírito curioso de Zita Seabra e a predisposição do Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada originaram o livro “Auto-de-fé: A Igreja na inquisição da opinião pública”. O livro foi apresentado pelo Prof. Dr. João Caetano no passado dia 4 de dezembro no Instituto de Justiça e Paz em Coimbra e contou com a presença dos autores.
“Este livro tem uma importância acrescida na vida dos cristãos e não cristãos tendo em conta o momento específico da História que estamos a viver”, defende o Prof. Dr. João Caetano.
Zita Seabra, uma das autoras, explica que “tentei fugir aos temas já banais, como a crise, homossexualidade, política”. Explicou ainda que “é necessário responder a algumas dúvidas base. Dúvidas do senso comum, que eu própria tive”.
Por sua vez, o Pe. Gonçalo Portocarrero admitiu que a concretização da ideia superou as suas expetativas. “Deu-se o milagre da multiplicação das sessões de entrevista e das próprias perguntas”, gracejou. “As respostas foram espontâneas, não tive possibilidade de preparação prévia. No entanto, não há nada de novo no teor destas respostas”, adiantou. 

Da esquerda para a direita: Zita Seabra, Pe.Gonçalo Portocarrero de Almada e Dr. João Caetano

por: Daniela Gonçalves
*Artigo escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário