Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ai, que é o Fim! (ou não!)

   Como já dizia, e muito bem, o célebre William Shakespeare: “Ser ou não ser, eis a questão”.

   Nos últimos tempos, o mundo anda em alvoroço com a data de 21 de Dezembro de 2012. Os media têm contribuído bastante para esta agitação. Ora são filmes e livros para aqui, ora são reportagens e documentários para ali ou, então, são profecias e crenças “fiéis” e obcecadas por todo o lado.
   Há quem defenda o fim do mundo, há quem diga que haverá uma renovação da humanidade, há quem acredite na vinda de seres extraterrestres para salvar o planeta ou em grandes catástrofes mundiais. Pois bem, a questão do possível fim do mundo em 2012 tem vindo a preocupar a população de todos os cantos do mundo. Este fenómeno começa a atingir uma densidade nunca antes vista e à medida que a data se aproxima, pior.
   Uns acreditam, outros não, mas aposto que todos já perderam algum tempo a pensar na hipótese.
   Sendo verdade ou não, o que é certo é que "Nostradamus, Maias, Egípcios, Celtas e diversos profetas, Chineses e Budistas, WebBots, Cientistas e Religiosos das mais diferentes crenças defendem que o mundo como o conhecemos pode estar com os dias contados".
   Quem nunca ouviu falar da antiga Profecia Maia? O complexo calendário Maia, que termina no ano de 2012, acredita que algo acontecerá no solstício de Inverno desse ano. Os profetas defendem que algo mudará no mundo, que será o começo de uma nova era, a renovação da humanidade.
   Já alguns cientistas alertaram para o facto de que nessa data, a terra estará alinhada com o sol e o centro da galáxia (onde se encontra um buraco negro supermassivo), efeito que, segundo eles, provocará a inversão dos pólos magnéticos que, por sua vez, levará a graves alterações e catástrofes no Planeta Azul.
   Outra profecia é do antigo livro chinês “I ching”, livro sobre concepções do mundo. Segundo estudiosos, se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”, o livro diz que o mundo acabará na data de 21 de Dezembro de 2012.
   Há também, entre as inúmeras outras teorias, a profecia hindu. A profecia hindu defende o fim da era de ferro, a última das eras evolucionárias, e o nascimento de uma nova era de ouro em 2012.
   Estas são apenas algumas das muitas teorias a que podemos ter acesso quer na internet, quer em qualquer outro media (televisão, cinema, etc.).
   Um pormenor interessante é a relação dos números 1 e 2. Se repararem, a data do acontecimento está prevista para 21-12-2012 do séc. XXI. Coincidência?
   Por outro lado, temos, ainda, a indústria cinematográfica a funcionar. Quem ainda não viu o filme “2012”? Esta produção de Roland Emmerich arrecadou $760.331.011, e estreou em 107 países (2009). Só em Portugal, o filme teve 184.816 espectadores.
   Outros filmes, embora menos falados, foram produzidos sob a mesma temática: “2012 doomsday” com o roteiro e direcção de Nick Everhart (2008); “2012: Supernova” de Anthony Fankhauser (2009).
   São, claramente, tentativas de obter lucros através desta polémica. Esta questão, como já é de esperar, começa a ser vista como uma mercadoria onde, por trás da informação que nos transmitem, há sempre um interesse maior: o lucro.
   O que nos resta saber é: será isto verdade? Será que acontecerá alguma catástrofe? Um tsunami gigante, um cometa, uma explosão solar? Ou será uma apenas uma coincidência? Não sei, mas pondo os olhos na nossa sociedade actual mergulhada em corrupção, em disparidades sociais, em guerras, em diferenças entre os países ricos e os pobres… Numa sociedade meramente capitalista, em que se atropelam uns aos outros para chegar ao topo, independentemente do que deixam para trás, onde a ética, o respeito e a solidariedade são palavras que quase não existem no vocabulário, talvez seja mesmo necessário uma renovação, talvez a sociedade precise de uma catástrofe para “abrir os olhos” e haver uma mudança para criar um mundo melhor.

Enfim…As perguntas existem, as respostas procuram-se e o futuro o dirá…


Por Sandra Portinha
Grupo 4


Fontes: Jornal Ciência Hoje; Visão; Sítio do “fim do mundo 2012”; Jornal i; Wikipédia; Blogs

Sem comentários:

Enviar um comentário